28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
28/11/2015

Semed destaca projetos de 2015 e avança com o 'English for Kids'

Foto: Divulgação

Secretaria considera que a lingua inglesa é relevante para a grade curricular

O projeto English For Kids foi um dos destaques da Semana de Socialização das Práticas Formativas, encerrada na sexta-feira (27), na rede municipal de educação. Além dele, a programação contou com a apresentação e mostra de outras ações desenvolvidas nas escolas do município, como o Programa Ciência na Escola (PCE) e seus recursos tecnológicos, projeto Diversidade e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).


O English For Kids atendeu ao longo deste ano mais de dois mil alunos, de 14 escolas do 1º ao 5º ano, além de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). O resultado do projeto foi apresentando na 3ª Mostra Cultural, realizada na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na zona Centro-Sul, reunindo além dos alunos, pais e profissionais da rede.


Durante a mostra, foi apresentado um vídeo com resumo das atividades desenvolvidas em 2015, entregues certificados aos alunos, professores, gestores, além de pessoas que se envolveram no projeto.


A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou a importância da ação, que possibilita aos alunos da rede a oportunidade de estudar inglês, uma língua universal, algo que antes só era possível para pessoas com melhores condições financeiras. "O inglês é uma língua falada em quase todos os países do mundo, é relevante para a grade curricular. Por isso, acredito e reconheço o trabalho que vem sendo feito por todas as pessoas envolvidas no projeto”, destacou.


Dentro do English For Kids, este ano, a mostra teve como tema “Music Stars in the World”. A coordenadora geral do projeto, Kátia Nogueira, disse que além de apresentar os resultados do projeto nas escolas, o evento comemorou os avanços conquistados ao longo deste ano. “Um deles foi o número de alunos atendidos, porque saltamos de 1.100 para dois mil alunos inseridos no English For Kids. Além disso, conseguimos estender o projeto para um Cmei. Portanto, temos muitos motivos para comemorar”.


Umas das unidades de ensino na mostra foi a Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro. A gestora Francinelde de Lima expôs a alegria com o resultado do trabalho. “Estou feliz por ver que os alunos absorveram o conhecimento e gostam da disciplina".

 

Alunos e professores receberam certificado do programa

(Divulgação)

 


English for Kids


O projeto trabalha o ensino da língua inglesa no contraturno das aulas dos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Além disso, a ação visa à implementação do idioma como disciplina no segmento de Educação Infantil, conforme a lei municipal Nº 374 de 24/06/2014. As aulas são ministradas por universitários de Língua Inglesa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bolsistas do Programa Bolsa Universidade e ex-alunos do projeto Ampliando o Horizonte da Semed.

 


Semana de socialização


Durante a Semana de Socialização das Práticas Formativas foram apresentadas as principais práticas desenvolvidas em 2015 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Segundo a chefe da DDPM, Rita Esther Luna, o saldo foi tão positivo que a secretaria já está pensando em uma próxima edição. “Foi uma semana bem intensa. Nela percebemos que os professores se sentiram valorizados, que houve uma troca de experiência e um diálogo profundo a respeito das práticas pedagógicas executadas pela rede municipal de ensino”.


Esta foi a primeira vez que a secretaria reuniu diversos projetos em uma atividade única para divulgá-los. Para terminar a série de apresentações de projetos, foi realizado na noite de sexta-feira (27), no auditório da DDPM da secretaria, evento para destacar as ações do Ensino de Jovens e Adultos da Semed, com professores e assessores pedagógicos do noturno. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.