20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
24/09/2016

Semsa investiga 79 casos de zika, de acordo com novo Boletim Epidemiológico

Foto: Divulgação / Semcom

Setenta e nove casos de zika ainda estão sendo investigados pelas equipes técnicas da rede de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) contabiliza, desde o início das notificações de infecção por zika vírus, 3.294 casos confirmados da doença na capital do Amazonas e outros 2.424 casos descartados. Os dados fazem parte do 59º Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria na última quarta-feira, 21 de setembro.

 

Setenta e nove casos de zika ainda estão sendo investigados pelas equipes técnicas da rede de saúde. No acompanhamento dos casos em mulheres grávidas, de 1.162 notificações registradas até o momento, 694 foram descartados, 437 foram confirmados 31 casos continuam em investigação.

 

Até a primeira quinzena de setembro, Manaus permanece com apenas duas ocorrências de microcefalia em bebês. Das 26 notificações, nove foram descartadas e sete aguardam o fim da investigação laboratorial e epidemiológica para confirmação ou descarte.

 

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, alerta para a necessidade da população não relaxar nas medidas de combate ao mosquito transmissor e para a observação do aparecimento de sinais e sintomas da zika, assim como de dengue e chikungunya, doenças também transmitidas pelo Aedes.

 

O Informe Epidemiológico também indica que mais de 5 mil denúncias sobre possíveis criadouros na cidade foram recebidas pela Semsa por meio do Disque-Saúde (0800 280 8 280).

 

De acordo com Homero, as denúncias feitas pela população ajudam as equipes de vigilância ambiental a ir diretamente aos locais sob suspeita, atuando de forma mais rápida na eliminação dos riscos.

 

O documento mostra, ainda que, com base nas denúncias e em cronograma de rotina para a verificação de pontos estratégicos de fiscalização, a Visa Manaus realizou até o momento 1.687 inspeções em locais de alto risco para a proliferação do mosquito, efetuando 112 autuações a proprietários de terrenos e de edificações.

 

A criação de 2,1 mil Brigadas de Combate ao Aedes, organizadas para atuar em comunidades, escolas e instituições públicas e privadas, também têm sido uma ação fundamental no combate ao mosquito transmissor. Mais de nove mil pessoas foram capacitadas até o momento, com atuação em todos os distritos de Manaus. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.