23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
29/08/2015

Tá sobrando mulher em Goiânia! São 60 mil solteiras a mais do que homens

Foto: Reprodução / Internet

Pesquisa diz que é comum as mulheres se divertirem sozinhas na noite de Goiânia

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do último censo mostram que 30% das mulheres que se declaram solteiras têm filhos. Em Goiás, 54% da população é solteira. Outro número que desanima as mulheres em busca de um noivo é o excesso de concorrência. Em Goiânia, há 60.287 mulheres a mais do que homens. Não é raro sair na noite da cidade e ver, nos bares e restaurantes, mesas repletas de mulheres lindas e desacompanhadas.


A sensação é de que sempre o placar está desfavorável para elas. “Acho que em Goiânia a situação é bem pior do que no resto do país. Tem mulher demais, muita badalação. Aí os homens só querem festa”, reclama a estudante Bruna Morais, de 22 anos. Apesar da pouca idade, Bruna explica que tem amigas na faixa dos 28 anos que já começam a se preocupar em encontrar alguém para construir uma família.


Todas se queixam do mesmo: não tem homem no mercado, os bons estão casados ou são gays (não é à toa que tem gente que chama a cidade de “Gayânia”).


Entre as meninas, é comum ouvir que a capital é a única cidade do país onde homem feio escolhe mulher bonita a dedo. Para os especialistas, a geração atual passa por um série de transformações que afetou diretamente as expectativas de homens e mulheres. Achar hoje a alma gêmea requer antes de tudo uma boa dose de persistência. E outra de sorte.

 

 


“A ideia de casamento parece ter assumido um ar de asfixia emocional para muitos homens, que preferem a vida de solteiro com variações de parceiras, do que se estabilizar numa relação única e monogâmica”, explica o psicólogo Frederico Mattos, consultor de relacionamento do site ParPerfeito. A pedido do jornal Popular, o site, que o maior de relacionamentos e encontros do Brasil, tabulou os dados dos usuários goianos.


São 178.391 usuários ativos no serviço que, como o nome diz, promete encontrar o par perfeito para o solteiro. A maior parte entre os usuários goianos são de mulheres (50,3%), com idade entre 18 e 24 anos (35,3%), em busca de relacionamento sério (37,5%). A maioria declarou estar solteira e sozinha (65,4%).


Para Frederico, existe realmente uma diferença de expectativas afetivas entre homens e mulheres na faixa etária dos 30 anos.

 

 

 

 

Status masculino


Os homens de modo geral se sentem mais seguros de sua posição pessoal e profissional tardiamente, pois os códigos de status masculinos parecem ter sido associados à ideia de poder profissional.


Nessa fase, eles querem usufruir dos “novos poderes”, seja viajando, seja comprando bens, seja variando as parceiras amorosas e sexuais.
“Ele tem essa sensação de urgência, como se a única maneira de aproveitar a vida fosse alternando as parceiras. Já as mulheres se sentem mais prontas para solidificar sua vida pessoal em paralelo à vida profissional e com isso o desejo de muitas pela maternidade. Essa falta de sincronia existencial tem causado muitos desapontamentos, em especial por parte das mulheres”, aponta o psicólogo Frederico Mattos.


Para muitos especialistas, a razão de existirem tantas mulheres solteiras está atrelada ao forte investimento delas na vida profissional. Como consequência, o meio social e pessoal fica comprometido. Outro fator que contribuiria é o alto nível de exigência em relação ao parceiro.


Dá até para entender. Uma mulher que já conquistou tanta coisa na vida não vai querer mesmo um sujeitinho qualquer para chamar de marido.


Fonte: O Popular
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.