20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
19/09/2017

Terremoto de 7,1 graus no México deixa ao menos 93 mortos e dezenas de feridos

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Há vítimas na capital e no interior; socorristas e população tentam fazer salvamentos em meio a escombros de prédios desabados

O governador do estado mexicano de Morelos, Graco Ramírez, informou nesta terça-feira que o terremoto de magnitude de 7,1 deixou ao menos 93 mortos na região.

 

Já o número oficial do governo é de sete mortos: dois no estado de Puebla e cinco na capital, Cidade do México, com possibilidade do número aumentar.

 

A 120 quilômetros da capital, o forte tremor sacudiu a cidade, deixando rastros de destruição como prédios danificados, escombros de desabamento e pessoas feridas. O aeroporto da capital mexicana suspendeu as atividades aéreas após o tremor.

 

 

 Mexicanos ocupam o Paseo de la Reforma, importante via pública na Cidade do

México em meio aos fortes tremores sentidos no país (Foto: Anita Baca / AP)

 

 

O abalo sísmico ocorre no mesmo dia em que se relembra o 32º aniversário do violento terremoto que arrasou o México em 1985, com milhares de mortos. As autoridades mexicanas realizaram nesta terça-feira uma grande simulação de terremoto no país inteiro, uma ação realizada anualmente na data.

 

Mulher ferida recebe tratamento após terremoto na Cidade do México

 

O Serviço Sismológico Nacional do México informou que a magnitude do tremor foi de 7,1 na escala Richter, às 13h14 (horário local), com epicentro a 12 quilômetros a sudeste de Axochiapan, no estado de Morelos, com 57 km de profundidade. Inicialmentem o Serviço Geológico dos Estados Unidos relatou uma magnitude de 7,4.

 

Pessoas removem detritos de prédio danificado por terremoto de intensidade 7.1

(Escala Richter), que atingiu Cidade do México nesta terça-feira

 

O tremor também foi sentido em Oaxacla, uma das zonas mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país em 7 de setembro, de magnitude 8,1, deixando 98 mortos e 200 feridos.

 

 

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto anunciou no Twitter que convocou a Comissão Nacional de Emergência para avaliar a situação e coordenar ações de resgate. Ele afirmou que ativou o "PlanMX", um plano federal para proteger patrimônio e cidadãos mexicanos de todo o território em situações emergenciais.

 

 

 

 

Cidadãos mexicanos evacuam prédios e se amontoam na Avenida da Reforma após

o terremoto que atingiu a capital (Fotos: Rebecca Blackwell / AP)
 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.