23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
21/10/2016

Terremoto no Japão deixa 40 mil casas sem energia

Foto: Reprodução/Twitter

Oito pessoas ficaram feridas e não houve alerta de tsunamis; tremor foi registrado a uma profundidade de 10 quilômetros às 14h no horário local

A região oeste do Japão foi atingida, na madrugada desta sexta-feira (21), por um terremoto de 6,2 graus de magnitude na escala aberta de Ritcher. O terremoto foi anunciado pelo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), que revisou o anúncio inicial de 6,6 graus. Não houve alerta para tsunamis. As informações são da agência AFP.


Registrado a uma profundidade de 10 quilômetros às 14h no horário local (3h de Brasília) no município de Tottori, o terremoto foi sentido em metade da ilha de Honshu, até Tóquio.

 

O aeroporto da região suspendeu as operações, informou o canal de televisão público NHK, que também mencionou tremores secundários.

 

Veja também

'Ovelha mutante' nasce com seis patas, três em apenas uma perna; veja vídeo


"Percebemos abalos muito fortes, acredito que os mais fortes em anos", afirmou Suminori Sakinada, funcionário da prefeitura de Tottori.


O canal NHK anunciou que oito pessoas ficaram levemente feridas. A emissora interrompeu a programação habitual para dedicar-se à cobertura do terremoto.


"O número de emergências, 119, recebeu muitas ligações", destacou a agência Kyodo.


Nas próximas horas e dias podem ser registrados tremores secundários que afetariam edifícios e construções já fragilizados pelo primeiro terremoto.


"Trabalhamos em estreita colaboração com as localidades afetadas e ordenamos que as informações sobre a retirada dos moradores e os danos sejam comunicadas o mais rápido possível aos cidadãos", escreveu no Twitter o primeiro-ministro Shinzo Abe.


Vários focos de incêndio foram registrados e uma casa desabou, informou a NHK que, por meio de sua rede de câmeras automáticas, que são ativadas com os terremotos, conseguiu rapidamente exibir imagens de edifícios balançando em Tottoti.


O tráfego de trens de alta velocidade entre Tóquio e Osaka foi paralisado nos dois sentidos.


Também foram registrados cortes de energia elétrica em 40 mil casas. O fornecimento de água e gás pode ser interrompido em alguns pontos, advertiu a emissora.


De novo no Japão?


O Japão, que se encontra no cruzamento de quatro placas tectônicas, é cenário a cada ano de mais de 20% dos terremotos mais fortes registrados no mundo.


Os japoneses são ainda mais conscientes dos riscos desde o tsunami de março de 2011 que deixou quase 18.500 mortos, além de ter provocado o acidente nuclear de Fukushima.


Em abril, o arquipélago nipônico registrou mais que um terremoto na região de Kumamoto (sudoeste), o que deixou 50 mortos.

Fonte: Último Segundo / iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.