28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
17/05/2019

Texto divulgado por Bolsonaro é estratégia populista e cria cortina de fumaça para denúncias contra Flávio, dizem analistas

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Presidente compartilhou em uma de suas redes sociais texto anômimo que diz que o Brasil está

Ao compartilhar em uma rede social um texto de autor desconhecido que diz que o Brasil está "ingovernável" , o presidente Jair Bolsonaro , segundo analistas políticos, adota estratégia populista , cria umacortina de fumaç a para tirar do foco denúncias contra seu filho Flávio e ainda alimenta as críticas da sociedade ao Congresso e a diferentes instituições.


Num dos trechos, a carta diz: "Se não negocia com o Congresso, é amador e não sabe fazer política. Se negocia, sucumbiu à velha política. O que resta, se 100% dos caminhos estão errados na visão dos "ana(lfabe)listas políticos? A continuar tudo como está, as corporações vão comandar o governo Bolsonaro na marra e aprovar o mínimo para que o Brasil não quebre, apenas para continuarem mantendo seus privilégios".

 

Veja também 

Relator vota pela soltura do ex-presidente Michel Temer e o Coronel Lima

 

Ainda de acordo com o texto, Bolsonaro representaria uma quebra de padrões não aceita por grandes corporações e outros atores sociais.
— Ele (Bolsonaro) está testando elevar uma polarização para ver como a população reage. Vai culpar o Congresso e as instituições por tudo que não consegue fazer — afirmou o cientista político da Unicamp Oswaldo Amaral. — Parece um balão de ensaio para ver quantas pessoas vai arregimentar com esse tipo de discurso. Está colocando a figura dele contra as instituições democráticas e quer o apoio do povo para isso, o que é típico do populismo.

 

Para o professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adriano Oliveira, a carta compartilhada pelo presidente é um "ataque frontal" contra as instituições e o sistema político brasileiro. Segundo ele, as atenções agora estarão voltadas para a reação dos chefes dos outros poderes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


— Ele é um soberano que não aceita questionamentos e não está apto para exercer o cargo e respeitar as instituições e os limites que elas impõem no exercício da governabilidade. E acima de tudo, o texto é contra o Congresso Nacional — diz Oliveira, que emenda:


— Ele segue não confiável para atender as demandas dos colegas da política. Está chegando em uma situação limite, ele chancelou um ataque frontal. Resta saber como Davi Acolumbre (presidente do Senado), Rodrigo Maia (presidente da Câmara) e Dias Toffoli (ministro do STF) reagirão.


O professor emérito de Cência Política da Universidade de Brasília, David Fleischer, avalia que a tática do presidente seria também uma reação ao caso do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que está na mira de uma investigação do Ministério Público do Rio e teve seu sigilo quebrado pela Justiça.


— Parece uma estratégia de se colocar como vítima para defender o filho Flávio das investigações, que podem comprometer o governo — diz o professor, acrescentando que o presidente teria intenção de fragilizar as acusações ao dizer que elas fazem parte de uma estratégia de corporações e atores políticos que querem impedi-lo de governar.


Para Fleischer, a divulgação da carta fragilizaria o presidente Bolsonaro porque revela a falta de coalização do governo:


- No curto prazo, considero que fragiliza porque fica claro que ele (Bolsonaro) não tem coalização para governar. Tampouco tem apreço pela democracia e pelas instituições. Há quem acredite que é burrice, que trata-se de inabilidade política, mas pode ser que haja uma grande estratégia por trás. E que esse caso da carta faça parte da criação de uma narrativa para justificar um eventual golpe - diz o professor.


Uma das preocupações é quanto aos reflexos políticos que a divulgação deste texto terá na gestão de Bolsonaro. Para Amaral, reações são previsíveis.


- Acredito que isso deve levar o congresso e a tocar uma agenda própria. Tanto o congresso, como o judiciário tendem a reagir, sobretudo no caso do decreto de porte de armas, que está sob questionamento e pode ter inconstitucionalidades apontadas.

 

O Globo
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.