25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
17/11/2017

Tratamento disponibilizado no HPS da Zona Norte reduz tempo de internação

Foto: Divulgação / HPS da Zona Norte

A fisioterapia reduz o tempo de uso da respiração mecânica

Sessões de fisioterapia durante a internação contribuem para a recuperação mais rápida de pacientes e podem evitar o agravamento de doenças. Desde a inauguração em 2014, a equipe de fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte já realizou mais de 20 mil procedimentos deste tipo.


Segundo a coordenadora da fisioterapia do HPS da Zona Norte, Fernanda Marques, o paciente que faz as sessões evita o acumulo de secreção e melhora a mobilidade.

 

Veja também 

Manaus recebe oficina de roteiro de quadrinhos no próximo sábado,18, na Zona Centro-Sul


“Quando o paciente fica muito tempo acamado, ocorre a perda de massa muscular comprometendo a qualidade e funcionalidade, a imobilidade do paciente levará a um tempo maior para retornar às atividades da vida diária. O tempo de internação para quem não faz fisioterapia será maior.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A fisioterapia reduz o tempo de uso da respiração mecânica (um procedimento para pacientes com insuficiência respiratória), previne outras complicações respiratórias, e, também, reduz o tempo de internação”, descreve a fisioterapeuta. A unidade, ainda para pacientes graves, usa um método menos invasivo que a intubação: a ventilação não-invasiva (VNI).


A fisioterapeuta Fernanda Marques ressalta que uma equipe multidisciplinar avalia cada paciente que chega à internação e, quando identifica a necessidade, a equipe solicita a fisioterapia. As sessões são diárias e ocorrem duas vezes ao dia. Dependendo do caso, os pacientes recebem, também, orientações de atividades que podem fazer em horários diferentes das sessões como movimentos e exercícios de respirações.

 

Foto: Divulgação / HPS da Zona Norte


No HPS da Zona Norte, podem ser aplicadas dois tipos de fisioterapia, a respiratória ou a motora, explica Fernanda. “Trabalhamos com movimento de deambulação, que é a caminhada; exercícios respiratórios e estimulamos a tosse. Muitas vezes esses pacientes têm muita secreção no pulmão e não conseguem expectorar, que é colocar para fora. Por isso, estimulamos a tosse”, disse.


No tratamento, os pacientes são mudados da posição de repouso, colocados sentados, de pé e para caminhar. “Desse modo, conseguimos evitar que esse paciente fique muito tempo acamado, prevenindo um maior acometimento respiratório e funcional”, disse.


Administrado pela organização social Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o HPS Zona Norte integra a rede de hospitais e prontos-socorros gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.