16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
13/07/2016

Ufam abre processo seletivo simplificado para professores do Parfor. Inscrições acontecem de 18 a 22 de julho

Foto: Reprodução / Internet

Em vigor desde 2009, o Parfor abre todos os anos turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) seleciona profissionais em Processo Seletivo Simplificado para as funções de Professor Formador, Professor Orientador e Supervisor de Estágios. As oportunidades são para atuar no segundo semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017.

 

Leia o Edital nº 038/2016, anexo nesta notícia ou na página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). A seleção formará um banco de reserva para os períodos citados e a classificação no processo seletivo não implica a convocação obrigatória do candidato para ministrar disciplinas no Parfor. Serão convocados conforme a necessidade.

 

Para participar, o candidato deve atender a, pelo menos, um dos requisitos a seguir: ter título de mestre ou doutor; ter experiência comprovada de um ano no magistério superior ou possuir vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu na área pedagógica. Ademais, o concorrente não pode pertencer ao quadro de servidores da Universidade.

 

A seleção compreende análise de currículo a ser realizada por banca examinadora e a classificação seguirá a pontuação decrescente obtida por meio da avaliação do item 04 do Edital de Seleção.

 

Vagas

 

Somente podem participar os candidatos que comprovem formação acadêmica na área de conhecimento das disciplinas em que pretendem atuar. Além disso, cada candidato poderá concorrer a apenas uma disciplina/área.

 

As vagas destinam-se aos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Letras-Língua e Literatura Portuguesa e Pedagogia realizados nos municípios de Autazes, Benjamin Constant, Borba, Caapiranga, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Urucará.

 

Inscrições – os documentos necessários para a inscrição, recebida em cada unidade acadêmica responsável pelos cursos, são os seguintes: a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo IV); b) Comprovante de quitação com a justiça eleitoral, cópia do RG e CPF; c) Currículo Lattes atualizado no ano em curso, comprovado e com a documentação organizada, preferencialmente, conforme a ordem constante do Anexo V; d) Declaração do programa de pós-graduação ao qual está vinculado, na hipótese no inciso III, do item 2.1 do Edital.

 

As listas dos candidatos com inscrições homologadas serão publicadas na página eletrônica www.proeg.ufam.edu.br, conforme cronograma constante no Anexo I. Da inscrição não homologada caberá interposição de recurso conforme cronograma constante no Anexo I, o qual deverá ser protocolado na respectiva unidade acadêmica onde foi realizada a inscrição. As listas contendo o resultado final da seleção, após a interposição de recurso, será assinada e homologada pelo respectivo colegiado de curso e será publicada na página eletrônica www.proeg.ufam.edu.br.

 

Sobre o Parfor

 

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a autonomia dos entes federados. É destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.


Anexos: EDITAL 038/2016 PARFOR

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.