19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
24/09/2015

Vai prestar concurso? 5 dicas para organizar tempo de estudo

Foto: iStock

Saber quais são as prioridades e evitar distrações aumentam o rendimento

Alguma vez você já sentiu que não ia dar conta de estudar todo o conteúdo necessário para prestar um concurso? Se a resposta foi 'sim', saiba que sempre há dicas que podem ajudar a organizar o tempo e tornar os estudos mais produtivos. Um bom planejamento das tarefas do dia melhoram o rendimento pessoal.

 

A especialista em gestão e organização do tempo Patrícia Simões afirma que quando você não organiza suas tarefas e não planeja qual a sequência em que elas devem ser executadas, há uma grande chance de inverter as ordens de prioridade.

 

Para organizar melhor as tarefas e suas prioridades, veja 5 dicas a seguir:

 

Faça uma análise dos seus hábitos

 

Avalie-se por uma semana de trabalho estando atento aos seus horários, ao que você gosta de fazer e ao que não gosta e, por isso mesmo, acaba adiando. Perceba quanto tempo você perde com distrações como redes sociais, por exemplo. Contabilize tudo e você irá perceber que, com simples intervenções em sua rotina será possível ganhar tempo extra para você fazer o que ama.

 

Use a rotina a seu favor

 

Organização está diretamente relacionada a planejamento. Desenvolva o hábito de criar uma rotina simples que te permita desempenhar suas atividades de forma mais assertiva e eficaz. Fazer uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas ao longo da semana, rever a agenda antes de assumir novos compromissos potencializam seus resultados.Trata-se de seguir uma sequência lógica de atividades que evitem o desperdício de tempo com distrações.

 

Tenha em mente os benefícios

 

Você precisa de mais tempo para fazer o que? Quando você tem um objetivo específico para um determinado espaço de tempo, terá ainda mais disciplina e foco para alcançá-lo. Se você quer tempo extra para fazer um curso ou sair com a família, programe-se para ser mais produtivo já pensando no tempo necessário para cada uma destas atividades. Sua motivação certamente potencializará seus resultados.

 

Determine o que é urgente e o que é importante

 

Tudo que é importante e não foi feito dentro do prazo se torna urgente. Quando uma tarefa se torna urgente, você tem grandes chances de ficar estressado, deixar de lado outras coisas e criar uma sequência interminável de atropelos. Classifique seus compromissos como facultativo, interessante e importante e comece suas atividades pelos importantes, desta forma o que de fato precisa ser realizado será cumprido, sem que precise se tornar urgente.

 

Planeje sempre

 

Determine seus objetivos, trace um plano de ação e tarefas para alcançá-los e tenha disciplina. Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, não corre o risco de se concentrar em coisas irrelevantes e deixar de lado o que de fato importa.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.