29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
06/03/2018

Veja as 7 razões para acreditar que o álcool pode ser a droga mais mortal de todas

Foto: Reprodução

Conheça 7 razões para acreditar que o álcool pode ser a droga mais mortal de todas

Muito se fala nos males do cigarro e de outras drogas conhecidas, porém, aquela que pode ser a mais letal de todas é consumida com maior "facilidade". Essa droga não é só culturalmente aceita, como também é "celebrada" em diversos círculos sociais.

 

Ela é a famosa desinibidora, ou melhor "coragem líquida". Muitas vezes consumidas até mesmo em festas de 15 anos, mesmo essa sendo ilegal para menores de 18 anos.

 

Algumas vezes ela é até vista como um marco na vista de uma pessoa. Provavelmente você já ouviu falar daquela "tradição" da primeira cerveja tomada com o pai. Sim, nós estamos falando de bebidas alcoólicas.

 

Veja também
 
Modelo que bomba no Instagram esconde uma pegadinha. CONFIRA
 

Será mesmo que ela é tão inofensiva ou será que é pode ser mais danosa quanto nós imaginamos? Sempre quando pensamos em câncer, nós pensamos em cigarro, porém o alcoolismo e a consumo de bebidas alcoólicas em geral está relacionado com diversos tipos de doenças.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Não somente isso, mas o tal "desinibidor social", também pode ser visto como uma "desculpa" ou gatilho para atos agressivos. Será mesmo que o álcool é a droga mais mortal do mundo? Existe grandes chances disso ser verdade.

 

Hoje a Fatos Desconhecidos vai explorar um pouquinho sobre os males que o álcool pode trazer para um ser humano. Não estamos falando que você deve parar de beber ou que deve haver proibição, mas sim esclarecendo algumas consequências causados pelo consumo deste.

 

Muitas vezes nos focamos em problemas como o crack ou o tabagismo. Todavia, a droga mais letal de todas está debaixo dos nossos narizes... Ou melhor, em nossas geladeiras e dispensas. Conheça 7 razões para acreditar que o álcool pode ser a droga mais mortal de todas:

 

1 - Pode ser muito destrutivo para sua vida

 


Foi feita uma pesquisa que usou em torno de 250 participantes para entender certos fatores que influenciam o bem estar de uma pessoa. Essa pesquisa começou em 1938 e durou 75 anos.

 

É considerado um dos estudos mais longos da história. Além de descobrir que a inteligência, não influencia nos ganhos financeiros de alguém, ela trouxe outras vários "insights".

 

Uma dessas conclusões foi o quão destrutivo o álcool pode vir a ser na vida de uma pessoa. Em 2012 houve uma "atualização" dessa pesquisa. Foi revelado foi que o álcool está ligado a praticamente todos os momentos negativos dos participantes.

 

Segundo o estudo, o alcoolismo é uma das principais causas de divórcios e também um dos principais gatilhos químicos para neuroses e depressão.

 

Não somente isso, como quase sempre, antes dos problemas psicológicos, existia abuso de álcool precedendo o problema. Foi revelado que a questão do álcool afeta mais no sucesso da vida de uma pessoa, do que seu quociente de inteligência.

 

2 - Álcool é a droga que mais causa danos a segurança pública

 


Um estudo britânico revelou que, a longo prazo, o álcool causa mais dano para sociedade do que crack ou metanfetaminas.

 

Curiosamente, a pesquisa apontou que usuários de álcool tinha duas vezes mais chances de ferir alguém do que um usuário de crack ou cocaína.

 

O álcool se mostrou mais perigoso devido o envolvimento do mesmo com certas questões.

 

Ele está fortemente relacionado com conflitos familiares, agressões domésticas, prejuízos públicos, crimes, custo econômico e dano ecológico. A causa não é só sua química, mas pelo fato de ser um droga problemática e socialmente aceita.

 

3 - Mata mais adolescentes do que qualquer outras drogas

 


Nos Estados Unidos cerca de 4300 adolescentes morrem todo ano por conta do uso de álcool.

 

O álcool mata mais que grande parte das drogas "populares". Ele também está por trás de um número gritante de mortes no trânsitos e agressões.

 

4 - Abuso infantil

 


Um estudo mostrou que crianças que tem seus pais envolvidos em problemas que envolvem álcool ou alcoolismo, possuem entre duas e 13 vezes mais chances de sofrerem abusos.

 

De forma impressionante, crianças que possuem parentes viciados em crack normalmente possuem uma infância similar a mesma com os pais alcoólatras. Contudo, o álcool causa mais dano que o crack em família pelo fato de ser legalizado, estimulado e socialmente aceito.

 

5 - Pode causar mortes prematuras

 


... De diversas maneiras. Segundo a Organização Mundial de Saúde a ingestão de álcool (veja bem, não o alcoolismo), aumentam o risco de diversas doenças.

 

Nessa lista estão depressão e ansiedade clínica, cirrose hepática, pancreatite e diversos cânceres (3 a 30% das mortes são atribuídas ao mesmo). Além disso, álcool está ligado diretamente com envolvimento em atos de violência. Ele também foi tido como agravador no problema do suicídio.

 

6 - Culturalmente aceito

 


Como qualquer outra droga, você pode se tornar um viciado em álcool e o risco de dependência vai variar de pessoa para pessoa.

 

Em outras palavras, alcoolismo pode ser uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento se não nos precavermos. O nível de consumo de álcool e consumo excessivo de álcool por adolescentes e jovens cresceu nos últimos anos.

 

Talvez o fator mais preocupante do álcool é que ele é uma droga socialmente aceita e até mesmo glamourizada. Um exemplo disso é aquela ideia da "primeira cerveja do filho com o pai".

 

Vemos álcool em filmes, livros, séries e muitas vezes esquecemos que existe um risco por trás de seu consumo. Da mesma forma que o cigarro, nós devemos ter consciência de seus prejuízos para saúde e buscar um meio termo para o mesmo.

 

O consumo de álcool no Brasil quase dobrou nos últimos anos e o Brasil está acima da média global de consumo de bebidas alcoólicas. O álcool também está relacionado com 65% das mortes no trânsito e o índice de jovem consumindo a substância tem aumentado também.

 

O consumo de álcool também é responsável por 250.000 morte por ano devido câncer de fígado. Mesmo aquelas pessoas que bebem de forma moderada, ainda tem maior risco de desenvolver câncer de boca, esófago, garganta e mama.

 

Apesar de todas essas informações, diferente do tabaco, o alcool ainda tem um visibilidade muito mais aceita do que qualquer outra droga... Mesmo muitas delas não sendo tão perigosas quanto o mesmo.

 

7 - Mais algumas razões para acreditar que o álcool é a droga mais mortal:

 

Foto: Reprodução 


Doenças e condições relacionadas ao álcool:

 

- Câncer de mama


- Câncer de estômago


- Câncer do cólon 


- Câncer de fígado


- Câncer de esôfago


- Alcoolismo (vício)


- Cirrose


- AVC (derrame cerebral)


- Pancreatite aguda e crônica


- Osteoporose


- Diabetes mellitus


- Hipertensão


- Acidentes e traumas severos


- Impotência sexual


- Má formações fetais


- Síndrome do túnel do carpo


- Psoríase


- Colecistite e pedra na vesícula


- Gatilho para ansiedade, depressão, insônia e outras condições


- Predisposição a suicídio

 

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima! 

 

Fatos Desconhecidos 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.