29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
28/08/2015

Velejador alemão é internado com infecção após evento na baía da Guanabara

Foto: Reprodução / Erik Heil

Velejador alemão Erik Heil foi hospitalizado e passou por cirurgia nas pernas após competição

A poluição na Baía de Guanabara, no Rio, pode ter feito mais uma vítima. O velejador alemão Erik Heil, medalhista de bronze na classe 49er do evento-teste dos Jogos Olímpicos de 2016 da vela sediado no local, foi internado em um Hospital de Berlim, na Alemanha, por causa de uma inflamação nas pernas e no quadril. Segundo os médicos que cuidaram do atleta, o caso se trata de uma infecção causada por bactérias e aguardam os resultados para definir se a água da Baía causou o problema.


Por conta das inflamações, Heil foi submetido a cirurgia para removê-las, sendo quatro delas na perna e uma no quadril, todas "muito dolorosas e sem anestesia", de acordo com informações do site Sail-World. Para se recuperar, o alemão está tomando antibióticos, além de estar afastado de qualquer tipo de treinamento. Ele alegou ter desenvolvido uma das inflamações durante a regata, enquanto as restantes apareceram quando o velejador estava em seu país natal.


"Nunca tive problemas com infecções nas pernas. Acho que isso é resultado do contato com aquela água. O esgoto do hospital da cidade vai direto para a Marina da Glória. Só espero que eu não tenha pegado uma dessas bactéria que podem acabar com você’’, desabafou Heil ao site.


Antecedentes de poluição já haviam sido denunciados


No fim de julho, a agência Associated Press divulgou um estudo que revelou alta presença de vírus conhecidos por causar doenças estomacais, respiratórias e outras, incluindo diarreia aguda e vômitos, nas águas da Baía de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas e na praia de Copacabana. Semanas depois, remadores dos Estados Unidos ficaram doentes depois de competir na Lagoa Rodrigo de Freitas em um evento-teste da Rio-2016. Eles, no entanto, evitaram apontar a poluição como culpada.


Na semana passada, outra denúncia foi registrada: o velejador sul-coreano Wonwoo Cho foi internado no Rio com febre, vômitos, calafrios e desidratação. Segundo seu treinador, Danny Ok, o atleta de windsurf também ficou doente por causa da poluição das águas da Baía de Guanabara.


A condição da água da Baía de Guanabara é um dos pontos de maior fragilidade da Olimpíada do Rio. Recentemente, o governador Luiz Fernando Pezão admitiu que não será cumprida a meta de tratar 80% do esgoto despejado no local. Perto da Marina da Glória, onde os atletas partem para o mar, inclusive, há despejo de esgoto sem tratamento, mas os organizadores garantem que nas áreas de competição a qualidade da água é própria para banho. 

 

Fonte: Veja

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.