19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
24/06/2016

Wada anuncia suspensão provisória de laboratório dos Jogos do Rio 2016

Foto: Reprodução / Internet

Em nota, a entidade afirma que a punição provisória de seis meses entrou em vigor nesta quarta-feira

A menos de dois meses para a Olimpíada na cidade, Agência Mundial Antidoping descredencia de forma provisória o LBCD. Prazo para recorrer é de 21 diasA 42 dias da Olimpíada, a Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou, nesta sexta-feira, a suspensão do credenciamento do Laboratório de Controle de Dopagem Brasileiro (LBCD, o antigo Ladetec).

 

Em nota, a entidade afirma que a punição provisória de seis meses entrou em vigor nesta quarta-feira e proíbe o laboratório de realizar análises de urinas e exames de sangue. O LBCD pode recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no prazo de 21 dias após a notificação. A nota explica que sempre que um laboratório não cumpre os padrões exigidos pela Norma Internacional de Laboratórios (ISL), a Wada pode decidir se suspende ou revoga a credencial.

 

O LBCD fica dentro do complexo e é de responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). - Neste meio tempo, a WADA vai trabalhar próximo ao laboratório do Rio para resolver a questão identificada.

 

A agência vai assegurar que as amostras que seriam enviadas para o laboratório serão transportadas seguramente e prontamente em uma cadeia de custódia de outro laboratório credenciado pela Wada no mundo. Isso vai assegurar que não há falhas nos procedimentos de análise de amostras antidoping e que a integridade das amostras é completamente mantida. - disse o diretor geral da Wada, Olivier Niggli.

 

 
Na mesma nota, o dirigente da Agência Mundial direcionou suas palavras aos atletas, alegando que a suspensão será revogada apenas quando o laboratório do Rio de Janeiro provar que está funcionando de forma otimizada.- Os atletas podem confiar que a suspensão só será desfeita pela Wada quando o laboratório estiver operando de forma otimizada e que a melhor solução será encontrada para assegurar que a análise de amostras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos será robusta - completou.


Responsável pela política de controle de dopagem no país, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) emitiu nota reiterando a importância do local na realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Apontou também um chamado legado técnico-científico


- A ABCD confia no trabalho desempenhado pelo laboratório – com mais de 2,5 mil testes realizados desde sua inauguração – e tem a forte expectativa de que a instituição tomará todas as providências necessárias para que a suspensão provisória imposta preventivamente pela Agência Mundial Antidopagem - WADA-AMA seja revista o mais breve possível - disse a ABCD em nota. Em 2013, o ainda chamado de Ladetec foi suspenso também pela Wada. Por conta disso, exames da Copa do Mundo de 2014 foram feitos na Suíça.

 

Após a construção de um novo prédio na UFRJ, que custou R$ 151,3 milhões, foi feita a reacreditação do laboratório e a contratação de pesquisadores. Uma cerimônia em maio deste ano, com presença de autoridades, marcou o início da operação no local. Durante os Jogos, a previsão era de que o LBCD faria cerca de 6 mil análises e funcionar 24 horas por dia.


A decisão do presidente Comitê Executivo da Wada:


1) A credencial do Laboratório Brasileiro de Controle de Doping está provisoriamente suspenso com efeito imediato.


2) Esta suspensão provisória permanecerá em vigor até:


2.1) Seis meses a partir da notificação desta decisão


2.2) Decisão do presidente do Comitê Executivo da Wada ou do Comitê Executivo da Wada sobre possível suspensão ou revogação da credencial do Laboratório Brasileiro de Controle de Doping, com base na recomendação a ser enviada pelo Comitê Disciplinar da Normal Internacional para Laboratórios.

 

Fotos: Reprodução / Internet

 

Todas as amostras ainda não analisadas e todas as amostras em processo “A” ou “B” de confirmação, além de todas as amostras com resultado analítico presuntivo reportado a partir da data desta decisão devem ser seguramente transportado com uma cadeia de custódia para outro laboratório credenciado pela Wada assim que possível e não depois de 14 dias seguidos da data desta decisão.


Essa decisão é notificada a todas as autoridades públicas nacionais relevantes, órgãos nacionais credenciados, organizações nacionais antidoping, comitês olímpicos nacionais, federações internacionais e o Comitê Olímpico Internacional, como estipulado na Norma Internacional para laboratórios. 

 

Fonte: G1 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.