19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
08/02/2019

Wilker Barreto diz que Wilson Lima e Carlos Almeida agravavam a situação da saúde no Amazonas

Foto: Divulgação

Wilker Barreto critica governo de Wilson Lima por ter pago mais de vinte milhões a duas empresas enquanto a saúde está na ‘UTI’

“Eu não posso dizer que o governador Wilson Lima é o responsável pelo caos, mas posso afirmar que ele e o vice-governador agravaram a situação”. Esta foi a afirmação feita pelo deputado Wilker Barreto (PHS) na manhã desta quinta-feira (7), ao constatar através do Diário Oficial do Estado Amazonas que o Executivo cancelou 135 pregões no dia 7 de janeiro, sendo que desses um total de 70 eram referentes a saúde.

 

“A saúde precisa ter uma grande reformulação. O Governo está reinventado a administração moderna, pois no dia 7 de janeiro foram cancelados 135 pregões eletrônicos, desses 70 eram da área da saúde e cinco eram referentes a fios de sutura, algo que foi cobrado ontem (quarta-feira, 6) pelo cirurgião vascular Luís Cláudio Lima no plantão do Pronto-Socorro Platão Araújo (Zona Leste). No dia 29 do mesmo mês, o Governo realiza um ´desrevogamento´ (invalidação) e torna sem efeito os pregões”, disse Wilker.

 

 Veja também

'CORREIO DO ZACA': Wilson Lima desrespeita deputados e choraminga “judicialização da saúde” na Assembleia Legislativa

 

Ainda segundo o parlamentar, as ações errôneas e continuas em relação aos contratos da saúde configuram a falta de conhecimento da máquina pública. “Como é que você cancela pregão eletrônico, para depois revogar o Diário Oficial e, posteriormente, comprar direto. A vida não espera neste intervalo, pois são 22 dias do cancelamento até a invalidação. Isso é ato de quem desconhece o ordenamento da máquina pública, é o despreparo com a coisa pública”.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Para Wilker Barreto, o caminho sugerido ao Governo é a reforma administrativa, juntamente com o enxugamento da máquina pública. “Eu fiz um apelo ao Governador. Faça um realinhamento, chame os fornecedores, explique a situação, assuma o compromisso de pagar em dia e peça a diminuição dos valores dos contratos. A diminuição do custeio é o caminho, enxugar a máquina e diminuir os cargos comissionados”.

 

FTI em Pauta

 

Na última terça-feira (5), o governador Wilson Lima comentou que pretende usar recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para pagar despesas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). Em seu discurso na Assembleia na manhã desta quinta-feira, o deputado Wilker foi categórico ao dizer que esta alternativa de remanejamento de recurso só será aceita por ele caso seja apresentada a reforma administrativa.

 

“Sou contra pegar o FTI sem o governador mostrar medida de austeridade. Quando você erra na compra de um carro, de uma geladeira, há a ponderação, mas de vidas não. Elas são ceifadas”, disse Barreto.

 

Denúncia – Interior

 

Em seu discurso no plenário, Wilker Barreto ainda fez questão de alertar o líder do Governo, Carlos Bessa e a presidente da Comissão de Saúde, deputada Mayara, da problemática vivenciada no interior do Amazonas. De acordo com o parlamentar humanista, as prefeituras dos interiores não estão conseguindo encaminhar doentes para os principais hospitais da Capital, mesmo com todo suporte dos municípios. “Quero aqui denunciar que as prefeituras dos interiores não estão conseguindo internar os pacientes com altas complexidades na cidade de Manaus. Tem irmãos nossos do interior morrendo, mesmo a prefeitura querendo pagar a UTI aérea. Não é omissão das prefeituras, como foi o caso de Santa Isabel do Rio Negro, que recebeu a resposta que o João Lúcio não tinha leito. É falta de opção”, frisou Barreto.

 

Para Wilker, sua contribuição como parlamentar na resolução da problemática da saúde foi sugerida e o parlamentar torce para que a mudança possa ser realizada o quanto antes. Além disso, fez questão de frisar que começará visitar os hospitais e verificar as demandas de perto. “Até agora o Governo não se posicionou. Quero saber se o Platão Araújo está reabastecido ou se o João Lúcio está redondo, ou se tem o mínimo para que as pessoas possam ser atendidas. E se isso não está ocorrendo, a sociedade está pagando uma conta alta. Eu preciso e quero tranquilizar o Amazonas”. 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.