Acão reforçou a prevenção e os cuidados contra o câncer de mama, colo de útero e próstata
Mais de 500 pessoas envelhecentes e idosas participaram da segunda edição da “Arena Rosa e Azul: juntos pela saúde da pessoa idosa”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A ação foi realizada na tarde de sexta-feira (1º/11), no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus.
Como forma de finalizar as ações da campanha nacional “Outubro Rosa” - prevenção ao câncer de mama e colo de útero - e iniciar os trabalhos do “Novembro Azul” - prevenção ao câncer de próstata -, o evento reforçou a conscientização dos cuidados com a saúde das pessoas idosas e envelhecentes, aquelas a partir de 45 anos.
Para a mestre de obras Anália Xavier, de 62 anos, a ação foi um momento de descontração e felicidade, pois pôde se conscientizar enquanto se divertia com seus amigos do grupo Renovação, do programa “EnvelheSer 60+” do Governo do Amazonas.
Veja também
Especialistas desmascaram alimentos saudáveis que são ultraprocessados
'Pé na Estrada': projeto do Governo do Amazonas alcança 1,2 mil idosos em um mês de atividade
“Eu dei um pulão e um gritão quando soube que vinha. Eu fiquei muito feliz por estar aqui hoje. Eu queria dançar, pular, sorrir, deixar a tristeza pra lá”, comentou. Com histórico familiar do câncer de mama, ela reforçou que sabe da importância das mulheres e homens fazerem os exames regularmente, se prevenindo contra todos os tipos de câncer.
“Todo ano eu faço meus preventivos, eu faço minha mamografia. Na minha família já teve um caso, a minha filha morreu de câncer com 35 anos. Precisamos nos cuidar, correr atrás da nossa saúde, porque o câncer de mama mata”, enfatizou Anália.
SERVIÇOS
Organizada pela Secretaria Executiva-Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), foram disponibilizados serviços de massoterapia, enfermagem, fisioterapia, aulão de ritmos, aplicação de kinesio tape, agulhamento a seco, entre outras ações.
Fotos: Ygson França/Sejusc
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Segundo a secretária da Seadpi, Franciane Alves, foram cerca de 600 idosos contemplados pela ação. “Nós trouxemos vários serviços e atendemos cerca de 600 idosos. Esses idosos estão cadastrados no programa “EnvelheSer 60 +”. Esta é a segunda edição e ela é muito importante, principalmente para esse público, tendo em vista que vários idosos são autonegligentes, eles não procuram os devidos cuidados”, frisou.