29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
30/09/2021

'Espero que se concretize política de botijão de gás da Petrobras', diz Bolsonaro durante live semanal

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira esperar que a política do botijão de gás da Petrobras "se concretize". A empresa liberou R$ 300 milhões para subsidiar a compra de gás de cozinha por famílias de baixa renda, o que deve atingir 2% dos beneficiários do Bolsa Família, como mostrou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

 

Segundo o presidente, a Petrobras vai entregar um botijão de gás a cada dois meses aos inscritos no programa. "É uma ajuda, é um alento", afirmou em transmissão ao vivo nas redes sociais.

 

Nas contas de Bolsonaro, é possível diminuir à metade o preço do gás de cozinha a partir de políticas como a venda direta ao consumidor e redução de impostos estaduais, como o ICMS, uma das principais fontes de receita dos Estados. Ele, contudo, mais uma vez, não apresentou estudos para justificar as afirmações.
Economia.

 

Veja também

 

Câmara dos Deputados aprova criação de 'Desconto Gás' para famílias de baixa renda

 

'Preço vai cair pela metade, se Deus quiser', diz Bolsonaro sobre gás de cozinha

 

O chefe do Executivo voltou a reconhecer a escalada inflacionária, mas disse que o Brasil é o país que menos sofre nesse quesito. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) subiu 1,14% em setembro, a maior alta para o mês desde 1994. Com o resultado, o IPCA-15 acumulou aumento de 7,02% no ano. Para efeito de comparação, a inflação nos Estados Unidos medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) deve fechar 2021 em 4,2%, nas contas do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) - bem abaixo, portanto, da variação já verificada no País. "O Brasil é um país que tem muita coisa cara, mas não está faltando nada como no Reino Unido", tentou justificar o presidente.

 

De olho também no impacto da crise hídrica na inflação, devido à elevação dos preços nas contas de energia, o chefe do Executivo voltou a pedir à população que desligue um ponto de luz. Na semana passada, ele havia pedido aos brasileiros para tomar banho frio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Bolsonaro ainda criticou a metodologia do IBGE para a contabilização do desemprego. "Por que crescem desempregados no Brasil? Fica uma contradição, você cria emprego e aumenta o desemprego. É que a metodologia do IBGE leva em conta apenas de estar desempregado quem procura emprego e não acha", justificou o presidente, que convive com a marca de 14,1 milhões de desempregados em seu governo, como informado hoje pelo IBGE. Apesar de estar em níveis ainda elevados, a taxa de desemprego recuou para 13,7% no trimestre encerrado em julho, ante 14,7% no trimestre móvel imediatamente anterior, até abril, como divulgado hoje. "Em carteira assinada foi pouca coisa, mas o saldo foi positivo", comentou o presidente.

 

Fonte: O Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.