29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
20/05/2021

'Trem de satélites' da SpaceX cruza céu de Brasília. VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução

Cena foi registrada pelo astrofotógrafo Leo Caldas, na noite dessa quarta-feira (19/5), na região de Águas Claras

O "trem de satélites" da empresa Space X voltou a ser visto no céu de Brasília na noite desta quarta-feira (assista vídeo acima). Os equipamentos fazem parte de um projeto chamado "Starlink", lançado pelo dono da montadora de carros elétricos Tesla, Elon Musk.

 

A passagem durou quatro minutos e foi registrada às 18h45 por um morador da capital, o astrofotógrafo Léo Caldas. Em agosto do ano passado, também houve registros da passagem pela capital federal. Moradores das cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte, em Minas Gerais, e no litoral de São Paulo também relataram o fenômeno.

 

Os equipamentos foram lançados por foguetes Falcon9 no último dia 9 de maio e, por estarem juntos e enfileirados no céu, ganharam o nome de "trens de satélite".

 

Veja também

 

OVNI com 'aura' é flagrado por moradora nos EUA. VEJA VÍDEO

 

Estrela rara e mais velha que o sol é descoberta com telescópio que possui tecnologia catarinense

 

Segundo o professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Brito, o projeto da SpaceX visa oferecer internet de banda larga para pontos remotos do planeta.

 

 

Vídeo flagra o 'trem' de satélites da SpaceX cruzando o céu noturno -  Jornal O Globo

 

"São vários conjuntos de 60 satélites. Eles são independentes, ficam rodopiando no planeta e passam diversas vezes por nós. Quando coincidem de passar por Brasília no início da noite ou fim da madrugada, a gente consegue ver."


Ainda de acordo com o astrônomo, o projeto é ambicioso e pretende lançar até 42 mil satélites no espaço. "Com isso, é possível que, daqui a alguns anos, tenhamos sinal de internet no meio da Amazônia e em pleno Oceano Atlântico", explicou Brito.

 

Luzes estranhas: 'trem de satélites' da SpaceX é visto ao cruzar o céu;  assista | NSC Total

Fotos: Reproduções

 

Luzes no céu

 

Par o registro, o astrofotógrafo brasiliense Léo Caldas usou uma lente de 35 milímetros e com capacidade para captar bastante luz. Como a passagem durou quatro minutos, Caldas acelerou o vídeo em quatro vezes, reduzindo a duração da gravação.

 

Após postar o vídeo nas redes sociais, internautas contaram reações ao avistarem o fenômeno. Em um dos comentários, um homem contou ter visto as luzes no céu e achado que eram drones.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

"Minha filha me chamou no quintal perguntando se estrela se movia e me mostrou a fila de 'estrelas' atravessando o céu. Sensacional! Não sabia o que era, achei que fossem drones", escreveu.

 

 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.