28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
10/06/2021

5 chás para combater a insônia e dormir melhor

Foto: Reprodução

Especialista indica quais são os melhores chás para quem está com problemas de sono

Atire a primeira pedra quem nunca tomou aquele chazinho, geralmente por indicação de algum familiar, na finalidade de ter aquela noite bem dormida. Mas será que os chás e infusões de ervas possuem propriedades capazes de melhorar a qualidade do sono e evitar os quadros de insônia?

 

A sommelier de chás que há ervas que possuem, sim, características relaxantes e podem contribuir para uma boa noite de sono. “Pesquisas indicam que chás que contêm um aminoácido chamado L-theanina têm potencial de reduzir o estresse mental e físico e a ansiedade. Além disso, algumas infusões herbais são tradicionalmente utilizadas como calmantes naturais e também têm sido objeto de pesquisas”, esclarece.

 

Não é todo chá que ajuda a dormir, já que existem infusões de ervas que têm potencial de fazer o efeito reverso. “Existem chás e infusões herbais que têm concentrações consideráveis de cafeína e devem ser evitados na hora de dormir, como o chá preto, o mate e a infusão de cascas de café”, informa.

 

Veja também

 

O que colocar na dieta do dia a dia para acabar com o cansaço?. CONFIRA

 

Comer de 3 em 3 horas ainda é a melhor escolha para dieta?

 

Profissionais recomendam que a infusão seja consumida por volta de duas horas antes de dormir, mantendo uma atenção especial ao preparo do chá, cuja propriedade permanece em até 24h depois de pronto.

 

Chás e infusões que ajudam a dormir

 

Enumera as infusões que possuem propriedades calmantes e relaxantes, ideais para melhorar a qualidade de sono e prevenir quadros de insônia. Veja:

 

Camomila:

 

5 Benefícios do Chá de Camomila! – Clínica Santa Mônica

 

Um dos chás mais conhecidos do Brasil por ser um ótimo calmante natural, o chá de camomila é aliado para ter aquela tão sonhada noite de sono. Suas propriedades dão uma “relaxada” no sistema nervoso central.

 

Erva-cidreira ou melissa:

 

Erva-cidreira e melissa são a mesma coisa? Descubra agora!

 

A erva-cidreira também é um calmante natural e traz a sensação de tranquilidade, além da melhoria na qualidade de sono. De quebra, esse chá também ajuda nos problemas de ingestão.

 

Capim-limão ou erva-príncipe:

 

Conheça o chá de capim-limão que tem efeito diurético e regula o colesterol  | Folha GO

 

O chá ajuda a ter uma noite de sono melhor, por conta das propriedades calmantes e um leve efeito sedativo. Além disso, também auxilia no combate a enxaquecas e dores de cabeça.

 

Hortelã-pimenta:

 

Chá de hortelã-pimenta pode aliviar dores de cabeça

 

Esse chá é um ótimo analgésico, ajuda a aliviar sintomas de gripe e resfriados, sendo uma boa pedida para quem está com dificuldades de dormir.

 

Folha de maracujá:

 

Maracujá (passiflora Spp) Em Folha E Caule Partidos Qualy Ervas 30g -  Paraíso Saudável

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Essa infusão é capaz de acalmar e relaxar o corpo e, consequentemente, proporcionar uma boa noite de sono. O maracujá é conhecido por fazer dormir, então vale a pena provar.

 

Fonte: Tua Saúde

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.