29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
27/07/2021

5 dicas para evitar que a gestação destrua sua coluna

Foto: Reprodução

Durante a gestação, o corpo passa por inúmeras mudanças que influenciam diretamente e podem afetar a saúde da coluna vertebral

Durante a gestação, o corpo passa por inúmeras mudanças. O aumento progressivo do peso, a pressão dos órgãos internos e as alterações hormonais, principalmente a partir do segundo trimestre - e quando a barriga começa a se tornar mais pesada mudando até a postura normal e o alinhamento da coluna -, são alguns dos principais fatores que influenciam diretamente na coluna vertebral da gestante. 

 

Além disso, as articulações pélvicas, que ajudam a sustentar a coluna vertebral, passam por relaxamento durante a gestação. Isso pode, também, contribuir com dor e inflamação na pelve e na região lombar.

 

O Dr. Marcelo Valadares, médico neurocirurgião da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Hospital Albert Einstein, separou algumas dicas importantes. Então, para que as gestantes para as gestantes não sofram com dores nas costas, dê uma boa conferida!

 

Veja também 

 

Quer perder peso? Então esses 7 alimentos são proibidos na hora do jantar

 

Estudo indica que sintomas de menopausa podem ser controlados com dieta rica em soja

 

1) O uso de sapatos adequados e confortáveis é essencial durante os 9 meses de gestação. Isso favorece a circulação sanguínea e ajuda na postura e no posicionamento correto de todo o corpo.

 

2) A atenção à postura é essencial. Manter a coluna ereta e os ombros nivelados quando se senta ou ao caminhar, segundo ele, são hábitos a serem lembrados;

 

3) A principal forma de combate às dores nas costas durante a gestação é a prática (moderada) de exercícios - sempre com orientação médica. O pilates, a yoga e as aulas de hidroginástica indicadas para gestantes são três bons exemplos. Pois fortalecem o abdômen e a parte inferior das costas;

 

4) Dormir de lado, mantendo um ou ambos os joelhos dobrados com um travesseiro entre eles são hábitos recomendados. Além disso, a grávida pode utilizar outro travesseiro para apoiar o abdômen;

 

5) Além disto, tratamentos complementares alternativos para alívio das dores, como é o caso da acupuntura, podem ajudar durante a gestação.

 

Gestação com dor, mas não muita!

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.  


É muito importante acompanhar a persistência da dor. Caso não seja leve ou não desapareça com o tempo, ela pode ser sinal de infecção ou de outros problemas mais sérios.

 

 

Fonte: Terra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.