19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/05/2021

7 tipos de alimentos que fortalecem o sistema imunológico. VEJA

Foto: Reprodução

Alho, cebola, vegetais verdes e frutas cítricas, como a laranja, são alguns dos ingredientes que fortalecem a imunidade

Formado por diferentes células, moléculas e tecidos, o sistema imunológico funciona como um “exército” para a proteção natural do organismo. Para que ele atue da melhor maneira possível, precisa ser suprido constantemente de vitaminas, aminoácidos e minerais por meio de uma dieta balanceada e rica em nutrientes. Existem alimentos que potencializam a defesa contra agentes patógenos, como frutas cítricas, peixes e vegetais verde-escuros.

 

Para não prejudicar o bom funcionamento do sistema, é importante evitar ingredientes gordurosos, processados ou refinados, como a farinha branca, as massas industrializadas e o açúcar. “A alimentação equilibrada oferece nutrientes para fortalecer o organismo como um todo, principalmente a imunidade”, diz Hellen Suleman, nutricionista e professora do Senac EAD.


“Também é recomendado consumir comidas de baixo índice glicêmico, proteínas de origem sustentável, gorduras boas e aumentar a ingestão diária de vegetais e verduras, de preferência orgânicos”, afirma Luísa Moraes, health coach de nutrição integrativa. Abaixo, conheça alimentos que impulsionam as defesas do organismo:

 

Veja também

 

Vegetais ricos em proteínas: confira 9 opções para incluir na sua dieta

 

Odiada e amada! conheça 10 benefícios de incluir as uvas passas em sua dieta

 

1. Alho e cebola

 

Alho e cebola (Foto: Getty Images)

 

Bastante usados para agregar sabor aos pratos, os dois alimentos possuem inúmeras vantagens para a saúde. “O alho tem vitaminas A e C, antioxidantes e um composto bioativo, a alicina, que auxilia no combate de doenças relacionadas a infecções”, explica Hellen. O ingrediente também ajuda a retardar o endurecimento das artérias e contribui para a redução da pressão arterial. Já a cebola estimula o combate a inflamações e reduz o muco nas vias nasais e no sistema respiratório, o que contribui para o fortalecimento do organismo contra gripes e resfriados.

 

2. Cúrcuma

 

Cúrcuma (Foto: Getty Images)

 

Originário da Ásia, o alimento também é conhecido pelos nomes de açafrão-da-terra, turmérico, gengibre-amarelo e raiz-de-sol. A substância curcumina da raiz tem ação antiinflamatória e antiviral, ajudando a tratar febres e problemas gastrointestinais e até a reduzir o colesterol. Na gastronomia, o ingrediente é comumente usado para temperar carnes e legumes, principalmente na Índia. Luísa recomenda ingeri-lo integralmente na forma de chá ou usar a sua versão em pó no preparo de sucos, smoothies ou de um shot vitaminado com óleo de coco. “Essa é uma gordura boa, que ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes da cúrcuma. Tomar pela manhã é uma ótima maneira de começar o dia”, afirma a health coach.

 

3. Fermentados

 

Fermentados (Foto: Getty Images)

 

Para quem não possui intolerância à lactose, as comidas fermentadas são benéficas para o sistema gastrointestinal, visto que são ricas em probióticos. “Eles são considerados bactérias boas e muito importantes, pois contribuem para a melhora da saúde e do funcionamento do intestino, responsável pela absorção de todas as substâncias e nutrientes que ingerimos”, explica a nutricionista Hellen. Alguns exemplos de alimentos fermentados são kombucha, kefir, tempeh, missô, coalhada, vinagre orgânico de maçã e iogurte natural – também fonte de vitamina D, que ajuda a regular o sistema imunológico.

 

4. Peixes

 

Peixes (Foto: Getty Images)

 

Atum, salmão, sardinha e outras espécies de peixes oleosos são ricos em ácidos graxos ômega 3, tipo de gordura saudável que ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, reduz o risco de artrite reumatóide (doença crônica do sistema imunológico que ataca partes saudáveis do corpo) e estimula a ter mais disposição. “Quando os peixes são colocados em altas temperaturas, a composição dos ácidos graxos é prejudicada, então evite fritá-los ou assá-los demais para não perder seus benefícios”, afirma Hellen. Reduza também o preparo de peixes empanados para evitar a ingestão de farinhas refinadas.

 

5. Shitake

 

Shitake (Foto: Getty Images)

 

Segundo a nutricionista Hellen, o cogumelo tem ácido fólico e fibras beta-glucanas, que estimulam o reparo de células danificadas e a produção de glóbulos brancos, que geram anticorpos para a defesa do organismo. “Ingerir pequenas quantidades é o suficiente para aprimorar o sistema imunológico, e o ideal é consumi-lo com regularidade na semana”, aponta. Na hora do preparo, evite usar molho shoyu, que tem alta quantidade de sódio. Manteiga e um pouco de sal são mais indicados para temperá-lo e preservar suas propriedades nutricionais.

 

6. Frutas cítricas

 

Frutas cítricas (Foto: Getty Images)

 

Abacaxi, acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e tangerina são fontes de vitamina C, essencial para fortalecer as defesas naturais do corpo. “Aqui no Brasil também é possível encontrar camu-camu em pó, uma frutinha nativa da Amazônia que é ótima fonte da vitamina e pode ser usada para incrementar sucos ou smoothies”, diz a health coach Luísa. “As frutas cítricas também são ricas em selênio, antioxidante poderoso, e estimulam a produção dos leucócitos, os glóbulos brancos”, completa a nutricionista Hellen. Ingeri-las in natura é a melhor maneira de aproveitar os benefícios.

 

8. Vegetais verdes

 

Vegetais verdes (Foto: Getty Images)

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, e outros vegetais de coloração verde-escura possuem ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos. Para aproveitar melhor os nutrientes desses alimentos, é indicado consumi-los crus em saladas, ou cozidos o mínimo possível, como na cocção a vapor. De acordo com Luísa, eles devem ser incluídos nas refeições diárias para fortalecer a imunidade. Além disso, opte pelas versões orgânicas e frescas, que possuem mais vitaminas do que quando esses ingredientes são comercializados já pré-preparados e congelados. “Quanto mais verduras e legumes, melhor para a saúde. Uma dica é aproveitá-los para fazer sopas, caldos e suco verde”, ela sugere.

 

Fonte: Gshow

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.