25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
28/04/2021

A fertilidade das mulheres não cai aos 35 anos (e devemos acabar com essa obsessão)

Foto: Reprodução

35 anos, idade máxima para ter um filho? Este pico de fertilidade pode ocorrer mais tarde e não diz respeito apenas às mulheres.

 

Se você é uma mulher cisgênero que deseja ser mãe, sem dúvida ouviu este pequeno alarme mais ou menos incômodo: “Cuidado com o relógio biológico!” Aplicado ao desejo de parir no imaginário popular, esse famoso relógio seria acertado para 35 anos, que seria o curso fatídico do declínio da fertilidade feminina. Para resumir rapidamente: tenha filho antes dos 35 anos porque se não, depois disso, você não vai mais poder parir.

 

Veja também 

 

‘Saho’, o ritual de beleza japonês para ter uma pele de porcelana. VEJA

 

Máscara de argila branca: como usar, benefícios e receitas. VEJA

Uma história antiga


Exceto que essa idade de 35 anos poderia muito bem ser colocada em perspectiva. Em 10 de abril de 2021, o Guardian publicou um artigo que revela que os dados que permitiram desenvolver esta teoria são antigos: datam da França dos anos 1700, um ano de experimentação, baseado nas estatísticas de uma época em que a esperança média de vida era … apenas 30 anos.

 

maternidade-depois-dos-40

 

Além disso, um estudo publicado em abril de 2021 no Journal of the American Medical Association conclui que o período de tempo que as mulheres têm probabilidade de ter filhos aumentou. Na verdade, a puberdade agora chega um pouco mais cedo e a menopausa um pouco mais tarde. Assim, é provável que as mulheres tenham filhos durante 37,1 anos de sua vida.

 

Em 2004, um estudo divulgado pela revista The Atlantic mostra que, com as relações sexuais duas vezes por semana, 78% das mulheres entre 35 e 40 anos conseguiam conceber um filho em um ano. Este número não está muito longe dos 84% das mulheres com idades compreendidas entre os 20 e os 34 anos que o fazem nas mesmas condições.

 

Maternidade em idade avançada


Na própria linguagem médica, falamos de mãe geriátrica ou maternidade em idade avançada para caracterizar mulheres que desejam ou darão à luz após os 35 anos. Recebem conselhos bastante alarmantes sobre as dificuldades de engravidar, depois sobre os riscos de complicações relacionadas com a gravidez, sobre os riscos em que a criança corre. No entanto, como vimos, todo esse estresse não parece tão justificado.

 

Maternidade-em-idade-avanc?ada

Fotos: Reprodução

 

Além disso, essa pressão é exercida apenas sobre as mulheres, enquanto os homens também estão sujeitos às curvas de fertilidade! A qualidade de seu sêmen também diminui com a idade. Os filhos de pais mais velhos têm maior probabilidade de ter problemas de saúde. Além disso, os homens podem ser responsáveis por 20 a 30% dos problemas de infertilidade em um casal.

 

Outros fatores ambientais e sociais são responsáveis pelo declínio da fertilidade, que aumenta com o tempo: sobrepeso, tabaco, sedentarismo, poluição atmosférica, desreguladores endócrinos …

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Dados muito mais alarmantes do que o fator idade sozinho. Não é mesmo?

 

Fonte: We Fashion Trends

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.