25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
11/07/2020

A maior tartaruga da história era do tamanho de um carro e tinha até chifres. VEJA

Foto: Reprodução

As tartarugas têm uma aparência amigável, mas milhões de anos atrás eram assustadoras e, segundo o descobrimento de um fóssil, algumas até tinham chifres.

 

As tartarugas são uma das espécies mais antigas já registradas: as primeiras habitavam o planeta há mais de 200 milhões de anos.

 

Os animais marinhos evoluíram ao longo da história, dominaram a água e eram criaturas maiores que um carro.

 

Veja também

 

Caso do acidente com naja: como criar uma cobra em segurança?

 

Polícia acha mais 16 cobras e suspeita que jovem picado por naja seja o dono

shutterstock 1091743781 0

 

fosil tortuga

 

Stupendemys geographicus é a maior espécie de tartaruga já encontrada. As primeiras descobertas foram feitas pelo paleontólogo Roger Wood em 1976, na América do Sul.

 

Wood nomeou a tartaruga Stupendemys por seu enorme tamanho e geographicus, em homenagem à revista National Geographic, que financiou sua pesquisa.

 

tortuga gigante ilustracion

 

Os fósseis revelaram que a tartaruga media mais de 3 metros, pesava 1.100 quilos e habitava a água doce do planeta há 10 milhões de anos.

 

Apesar do tamanho, as primeiras descobertas indicaram que o Stupendemys era vítima de jacarés predadores do tipo crocodilo e seu enorme casco apresentava marcas de mordidas.

 

 

Em 2020, o paleontólogo Edwin Cadena descobriu novos fósseis na Venezuela e na Colômbia que ajudaram a entender melhor o comportamento e a evolução da tartaruga. Foi possível ainda verificar que os machos tinham chifres para proteger seus crânios, lutar e defender seus filhotes.

 

tortuga gigante fosil

 

Foi encontrado também, pela primeira vez, um pedaço da mandíbula inferior da tartaruga, que dava pistas sobre sua dieta baseada em peixes, crocodilos, cobras, moluscos e sementes que podiam ser esmagadas graças aos seus enormes dentes.

 

A investigação determinou que o fóssil é da maior tartaruga que já existiu, embora as razões para sua extinção não sejam claras.

 

 

Hoje, a área que habitavam é desértica, mas há milhões de anos era uma região pantanosa e úmida que favorecia o crescimento da tartaruga.

 

Segundo os pesquisadores, o parente mais próximo da Stupendemys é a tartaruga de cabeça grande da Amazônia, embora seja 100 vezes menor, mas seu comportamento e alimentação são semelhantes.

 

A descoberta também determinou que os cascos gigantes não são exclusivos das tartarugas marinhas e protegiam as espécies de água doce.

 

tortugas galapagos1

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Edwin Cadena e sua equipe de paleontologistas buscarão mais fósseis de tartarugas gigantes na América do Sul para expandir seus estudos e entender a evolução das tartarugas.

 

VIX

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.