20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
23/09/2020

Adestradora ensina comandos em sinais para pitbull que nasceu surdo

Foto: Reprodução / Instagram

Zeus nasceu surdo e está aprendendo sinais

 Zeus é cão surdo de oito meses da raça pitbull que nasceu na ONG Amigos de São Francisco, em São Paulo, após sua mãe ter sido resgatada de um local que realizava treinamentos para rinha, uma competição ilegal de briga de cães. O animal forte e bonito, que escapou de uma realidade cruel, agora está tendo aulas com a adestradora e CEO do Legião de Patinha, Taiana Didone.

 

O treinamento ensina comandos em sinais para dar mais qualidade de vida ao animal e também ajudar quem decidir adotá-lo no futuro. "Sem orientação, Zeus não vai entender e descobrir o mundo. É necessário regras e limites de convívio. Adestrar possibilita um entendimento e a inclusão", afirma Taiana.


Zeus é um cão bastante dócil e brincalhão, mas devido sua deficiência auditiva teve que descobrir como viver. Taiana lembra que no começo precisou ensinar como conviver com outros animais, a ter noção do espaço e até a brincar.

 

Veja também


Conheça a parábola budista que nos ensina a ignorar coisas que não edificam para ser feliz


O distanciamento nessa estação de trem na Índia tá diferente. VEJA FOTOS

 

"Ensino basicamente os mesmos comandos que ensino para os outros cães. Ele já está aprendendo a sentar, deitar, dar a pata e a vir quando é chamado", destaca a adestradora.

 

A ideia do adestramento é dar reforços positivos todas vez que o animal responde a um comando. A mão esticada com a palma virada para o animal é um sinal para Zeus ficar parado, um polegar esticado para cima é a autorização para pegar o pestico de prêmio. Agora uma letra "Z" desenhada no ar, é a indicação que o pitbull está sendo chamado.

 

Taiana já trabalhou com cães surdos no passado e explica que cada treinamento é particular. Não existe uma língua de sinais universal e cada adestrador pode criar comandos diferente de acordo com o perfil de cada animal. A profissional afirma que os animais surdos podem levar uma vida bem próxima do normal após serem adestrados.

 

Adoção


A história do pitbull traz à tona o tema da adoção e a importância do ato. As pessoas interessadas em ser tutores de um animal de estimação podem acreditar que adotar filhotes ou animais sem deficiência seja mais fácil, mas Taiana explica que nem sempre essa é a realidade. "Animais idosos ou com algum tipo de deficiência podem ser mais fáceis de lidar e mais calmos".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

A adestradora destaca a importância de quem decide adotar um cão ou um gato. "O ato de adotar é lindo. É proporcionar uma casa e uma vida ao animal. Mudar a vida dele. É uma ação muito bonita", conclui Taiana.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.