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06/02/2021

Afinal Alimentos integrais eles são a melhor opção para a sua dieta?. VEJA

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Foto: Reprodução

Descubra se eles previnem doenças do coração e se podem contribuir com o ganho de peso

Você é adepto de massas, pães, biscoitos, bolo, arroz, salgados e outros produtos na versão integral? Ao que tudo indica, alimentos integrais parecem a melhor opção para quem quer perder peso, para quem sofre de diabetes ou até mesmo para quem quer cultivar uma dieta mais saudável.

 

Segundo a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo, o termo "integral" indica que todos os componentes do grão - farelo, gérmen e endosperma - são conservados durante o processamento.

 

Afinal, qual o real impacto disso na alimentação? E será que ele é, de fato, tudo isso que se fala ou apenas mais uma dentre tantas modas da dieta? Para descobrir, selecionamos as principais características relacionadas aos alimentos integrais e verificamos com profissionais se elas são ou não verdade. Confira:

 

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Alimentos integrais deveriam ser consumidos diariamente


"Fonte de fibras, os alimentos integrais são indicados para melhorar o intestino preso", afirma a nutricionista Thatyana. A profissional explica que, embora elas sejam eliminadas nas fezes por não termos enzimas capazes de quebrá-las, elas são fermentadas por bactérias dando origem a substâncias que estimulam o funcionamento do órgão. Ela complementa dizendo ainda que um intestino saudável também barra a passagem de substâncias tóxicas que precisariam ser metabolizadas pelo fígado e excretadas pelo rim, evitando, assim, a sobrecarga destes órgãos. Por outro, lado o consumo em excesso dos integrais, quando não é aliado ao consumo de água (2 litros por dia é o recomendado), pode ter o efeito contrário, favorecendo o intestino preso. Mas é muito raro um quadro de intoxicação por fibras, o mais comum mesmo é que as pessoas pequem pela falta de consumo delas no cardápio.

 

Alimentos integrais podem contribuir com o ganho de peso

 

mulher checando seu peso na balança - Foto Getty Images

 

Alimentos integrais também são fonte de calorias e, assim, podem contribuir com o ganho de peso caso sejam ingeridos em excesso. "Moderação, portanto, é fundamental, pois mesmo o que é saudável pode se tornar prejudicial em quantidades exageradas", alerta a nutricionista Sandra.

 

O ideal seria sempre tentar substituir alimentos refinados pela versão integral

 

macarrão integral - Foto Getty Images

 

A nutricionista Sandra é a favor da substituição de alimentos refinados por sua versão integral, pois o processo de refinamento retira as partes mais nutritivas dos grãos. "É no farelo e no gérmen que se encontram as vitaminas, os minerais e os antioxidantes", aponta. Por isso, sempre que possível invista nesse tipo de alimento para fornecer mais nutrientes ao organismo.

 

Integrais são mais indicados do que os refinados para quem tem diabetes

 

pessoa anotando sua glicemia - Foto Getty Images

 

"O consumo de alimentos integrais previne tanto a hipo quanto a hiperglicemia, pois a ingestão de carboidratos com fibras torna mais lenta a absorção da glicose pelo organismo", afirma a nutricionista Thatyana. Tal característica faz com que esses alimentos sejam mais indicados do que os refinados, que geram picos de glicemia.

 

Alimentos integrais podem ajudar a prevenir doenças

 

Resultado de imagem para Alimentos integrais podem ajudar a prevenir doenças

 

Redução do colesterol, controle dos níveis de açúcar no sangue, melhora do funcionamento intestinal e prolongamento da saciedade são apenas alguns dos benefícios obtidos com o consumo de alimentos integrais. Desta maneira, há redução do risco de doenças cardiovasculares, da obesidade e até de alguns tipos de câncer, como o câncer de cólon. Assim, uma dieta equilibrada não pode deixar essa opção de fora.

 

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Alimentos integrais são menos calóricos do que os refinados

 

cesta com vários tipos de pão - Foto Getty Images

Fotos: Reproduções

 

Nem sempre a versão integral dos alimentos apresenta menos calorias. "As propriedades nutricionais são muito diferentes, mas o impacto calórico nem sempre é mais vantajoso", explica a nutricionista Thatyana. Segundo ela, na maior parte das vezes as calorias são equivalentes. Os nutrientes dos integrais, entretanto, fazem seu consumo valer mais a pena.

 

Fonte: Minha Vida

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