19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
12/07/2020

AJUDA OU NÃO? Imagens impressionantes mostram eficácia das máscaras contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Coronavírus já vitimou mais de 70 mil brasileiros e índice de contágio segue preocupante.

O novo coronavírus segue assolando a população mundial em larga escala. Neste cenário pandêmico, o isolamento social segue como principal alternativa enquanto a vacina não fica à disposição.

 

Em necessidade de saída, a máscara é um aliado indispensável para a população e pode salvar vida, se usada corretamente.

 

Nesta semana, a revista científica Physic of Fluids publicou uma imagem mostrando o quanto as máscaras são essenciais para evitar a disseminação do novo coronavírus, comprando o quanto as gotículas que saem do nosso corpo podem circular e, consequentemente, contaminar outras pessoas.

 

Veja também 

 

'Peguei Covid-19 depois de compartilhar bebida em bar movimentado'

 

Frustração, riscos, negócios e rivalidade: obstáculos para a vacina contra a covid-19

 

Diante da intensificação de contaminação do vírus, as máscaras foram recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger a população. No Brasil, várias cidades tornaram o uso do equipamento como obrigatório, onde pessoas são proibidas de entrar em estabelecimentos comerciais caso não estiverem fazendo o uso da mesma.

 


Capacidade de proteção


Embora ainda alguns resistam, a eficácia das máscaras já foi comprovada por diversos estudos. Sem o equipamento, gotículas produzidas pelos seres humanos podem viajar até 3 metros de distância. Com a utilização da máscara, a distância de uma possível contaminação cai para poucos centímetros, reduzindo assim a possibilidade de disseminação da doença.


No teste feito pela revista científica, os pesquisadores utilizaram a cabeça de um manequim e a conectaram em uma máquina de fumaça capaz de criar vapor de água e glicerina. Diante disso, foi possível simular a tosse humana usando uma bomba para expelir o vapor pela boca do modelo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Para detectar os efeitos, eles utilizaram uma espécie de folha de laser, que comprovou os efeitos esperados. Na sequência, os cientistas repetiram o processo, mas com o manequim utilizando uma máscara entre o nariz e a boca. Embora tenha escapado uma pequena parcela de gotículas, a segunda opção comprovou o quanto a máscara pode ser eficaz.

 

I7News

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.