29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
16/06/2021

Alimentação saudável: como manter por longos períodos. VEJA

Foto: Reprodução

No cenário da pandemia, manter uma alimentação saudável é também ajudar o corpo a combater o vírus

A qualidade de vida está diretamente relacionada com bons hábitos alimentares. Uma boa nutrição é capaz não só de melhorar a disposição para as atividades do dia a dia como também evitar doenças.

 

No cenário de uma pandemia mundial como a da Covid-19 , é importante repensar os hábitos alimentares , visto que a alimentação pode interferir na maneira como o corpo age a possíveis infecções. Comer de forma saudável é uma forma de fortalecer o sistema imunológico para combater doenças.

 

Desnutrição e obesidade são problemas de saúde diretamente ligados a nutrição. Pessoas obesas consomem, geralmente, uma grande quantidade de calorias por dia, mas, não necessariamente a variedade de nutrientes necessária para manter um bom funcionamento do corpo. Isso acarreta problemas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

 

Veja também

 

Mitos e verdades sobre as dietas da moda que prometem emagrecimento rápido e milagroso. VEJA

 

Saiba o que é a dieta cetogênica e se ela realmente funciona

 

A desnutrição , por sua vez, acontece quando não se recebe os nutrientes suficientes , tendo deficiência de vitaminas, minerais ou proteínas, resultando em doenças diretamente relacionadas a um fraco sistema imunológico.

 

O que compõe uma alimentação saudável

 

Alimentação saudável: importância, dicas e na infância - Escola Kids

 


É importante ter variedade, equilíbrio e controle de quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, além de ter horários e intervalos organizados para as alimentações.

 

No cenário ideal, a alimentação deve ter entre 4 e 6 refeições , sendo três as principais: café da manhã, almoço e jantar, com até três lanches divididos entre manhã, tarde e noite.

 

Ingerir carboidratos como massas, pães, cereais, arroz, cará, inhame e batata doce são a base da pirâmide alimentar. Em segundo, as frutas, legumes e verduras . Em terceiro encontramos as fontes de proteínas como carnes, ovos, leites e derivados, podendo também serem encontradas em grãos.

 

Conheça os grupos de alimentos e a quantidade que o corpo precisa  diariamente | CicloVivo

Fotos: Reproduções

 

Já no topo da pirâmide são encontrados os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois possuem alto valor calórico, como os açúcares, doces, óleos e gorduras.

 

A recomendação da alimentação saudável é que seja feita de 40 a 55% composta por carboidratos , 15 a 30% de proteínas e 25 a 30% de gorduras e açúcares .

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Além da boa alimentação, a água é fundamental na dieta, sendo recomendado que se beba uma média de 2 litros por dia . Também é recomendado que os líquidos sejam ingeridos antes ou depois das refeições, não durante, pois a água pode interferir na absorção dos nutrientes.

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.