20 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
06/06/2024

Alunos da XV Olimeja são premiados em solenidade realizada pela Prefeitura de Manaus

Foto: Ulisson Santos / Semed

Solenidade realizada pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na noite desta quarta-feira, 5/6, a solenidade de premiação da 15ª Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (Olimeja). A cerimônia aconteceu no auditório da pasta, situado na avenida Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Durante a ação, foram anunciados os campeões da edição.

 

O evento é pensado para prestigiar e reconhecer o esforço dos professores e alunos que se destacaram na aprendizagem da matemática ao longo da ação que aconteceu no primeiro semestre de 2024, que contou com 87 professores e 2.050 estudantes.

 

A Olimeja - que acontece duas vezes por ano, uma no 1º semestre e outra no 2º -, tem o objetivo de estimular e promover o ensino da Matemática de maneira dinâmica, prazerosa e eficaz. Direcionada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) , é coordenada pela Gerência da Educação de Jovens e Adultos (Geja) da Semed. De acordo com a gerente da Geja, Alina Bindá, a primeira edição de 2024 do evento foi positiva.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus investe em segurança e ajuda a diminuir em mais de 60% os assaltos em ônibus na capital amazonense

 

Prefeitura de Manaus oferece 40 vagas para curso 'Formação em Vendas e Relações Interpessoais'

 

“A Olimeja do 1° semestre de 2024 foi um sucesso. Observamos isso nos índices de aprovação, que foram bem significativos no componente matemática. E isso, com certeza, também é fruto da Olimeja. Então podemos ressaltar como saldo positivo nesta edição o rendimento dos alunos da EJA, além de uma grande participação e envolvimento desses alunos e seus respectivos professores”, frisou Alina.

 

A ação é dividida em três etapas decisivas, que exige preparo, dedicação e determinação. A primeira é feita na própria escola do aluno, a segunda é feita em uma seletiva nas Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Semed e, por fim, a edição encerra com a solenidade onde acontece uma última competição entre os finalistas da Olimpíada. Como em toda competição, ao longo do percurso, milhares de candidatos foram eliminados, sendo classificados para a grande final, apenas 28 estudantes.

 

Para a professora do 2º Segmento da EJA da Escola Municipal Ulisses Guimarães, Nilze Albuquerque, a Olimeja é uma boa estratégia pedagógica para motivar os alunos da rede municipal de ensino pelo interesse da matemática.

 

“Essa ação é muito boa para os alunos da EJA, porque estimula a pesquisa e a vontade de aprender matemática de uma forma atrativa e que consegue envolvê-los”, disse a professora.

 

Ao todo, 28 finalistas participaram da solenidade. Durante a ação os alunos fizeram uma avaliação que elegeu os primeiros colocados no 1° e 2° segmento.

 

Uma das finalistas foi Kamile Martins, de 16 anos, matriculada no 2º segmento da EJA da Escola Municipal Elvira Borges. Foi a primeira participação dela na atividade. Segundo a estudante, com a Olimeja seu conhecimento acerca da matemática melhorou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Antes tinha muita dificuldade em assuntos como cálculos geométricos, equações de 1° e 2° grau e polinômios, depois de me aprofundar um pouco neles para participar da Olimeja percebi que passei a ter uma pouco mais facilidade para assimilar esse conteúdo. Então, valeu muito a pena ter participado da Olimeja este ano”, afirmou a aluna.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.