28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
22/05/2020

Alunos do CMPM V ganham destaque em competição nacional de Matemática com gamificação

Foto: Divulgação

O objetivo da organização com a competição foi proporcionar a alunos de escolas de todo o Brasil o contato com as últimas novidades em termos de tecnologia educacional adaptativa para o ensino da disciplina.

O Colégio Militar da Polícia Militar V (CMPM V) ganhou destaque em recente competição de conhecimento com o uso de games. A unidade de ensino conquistou a sexta posição no ranking geral, de um total de 230 escolas participantes, na 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh. Foi a primeira vez que o CMPM V participou desta competição, que ocorreu por meio de plataforma on-line.

 

 

A 6ª Copa Brasil de Matemática foi uma iniciativa da Mangahigh-Blue Duck Education. Com sede em Londres (Inglaterra), a escola de educação a distância foi uma das primeiras a oferecer ferramenta de ensino-aprendizagem de matemática baseada em plataformas de gamificação.

 

O objetivo da organização com a competição foi proporcionar a alunos de escolas de todo o Brasil o contato com as últimas novidades em termos de tecnologia educacional adaptativa para o ensino da disciplina.

 

Veja também 

 

Professor da rede estadual elabora gincana on-line para motivar alunos durante a pandemia

 

Dia do Pedagogo: profissionais enfrentam desafios durante isolamento

 

 

Cerca de 2500 alunos dos ensinos fundamental e médio do CMPM V foram inscritos. A direção da unidade criou uma comissão de apoio formada por pedagogos e professores, sob a orientação da coordenadora pedagógica, Luciana Campelo, e coordenação da professora Suzy Salvador, com o auxílio dos professores Antônio Neto e Breno Henrique. Eles ajudaram os alunos tanto no processo de inscrição quanto na fase de preparação.

 

 

A 6ª Copa Brasil compreendeu a resolução de exercícios de matemática, de programação e de raciocínio lógico, tendo como suporte ferramentas de gamificação.

 

Foram abordados diversos assuntos dentro da esfera da matemática ao longo da competição, como por exemplo, álgebra, números decimais, números inteiros, geometria, entre outros. Alunos que alcançaram a pontuação estabelecida, conquistaram medalhas. Os pontos foram computados em favor da escola para a definição do ranking geral.

 

 

Destaque - Dez alunos do CMPM V se destacaram na competição da Mangahigh. O aluno Matheus Viana de Almeida, do 7º ano, foi o que conquistou a maior pontuação individual pelo colégio. Ele conta que participar do campeonato foi divertido, educacional e construtivo, pois teve a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos no início do ano letivo e nesse período de aulas em casa, além de revisar assuntos dos anos anteriores ensinados na escola.


“Durante a semana, tivemos que fazer várias atividades em forma de exercícios, no estilo perguntas e respostas, e de jogos educativos. As perguntas e os jogos foram divididos em diferentes níveis de dificuldade. Ao passo que acertávamos ou errávamos a questão, nós podíamos subir ou descer de nível e na medida em que respondíamos rapidamente e de forma correta a questão, ganhávamos pontos extras naquela atividade”, explicou Matheus.


Desempenho positivo - Conforme a pedagoga Luciana Campelo, os alunos tiveram desempenho extremamente satisfatório, considerando que foi a primeira vez que participaram de uma competição de conhecimento neste estilo, totalmente on-line e com uso de games. “No momento atual que estamos vivendo, em meio a essa pandemia do coronavírus, um campeonato como esse serve de teste para os alunos e eles se saíram muito bem”, frisa a coordenadora pedagógica.

 

 

Para a comandante diretora do CMPM V, tenente coronel Jadna Barros, toda competição é muito importante para o desenvolvimento nas mais diversas áreas. “Os desafios da competição contribuem muito no processo de ensino e aprendizagem na área de matemática e através dela, os alunos conseguem assimilar conceitos que ainda tinham dificuldades. A maior vitória é o desenvolvimento de diversas habilidades”, ressalta.

 

 

 

 

Lista dos 10 melhores colocados do CMPM V na 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh:

 

 

 

Matheus Viana de Almeida, 7º Ano - 1º Lugar (medalhas: 10 bronze, 24 prata e 183 ouro)


Paulo Cesar Gomes de Oliveira Neto, 3? Série - 2º Lugar (medalhas: 20 bronze, 34 prata e 175 ouro)


Pedro Henrique Rodrigues da Silva, 8º Ano - 3º Lugar (medalhas: 37 bronze, 23 prata e 173 ouro)


Marcos Paulo Vieira Pedrosa, 9º Ano - 4º Lugar (medalhas: 13 bronze, 10 prata e 189 ouro)


João Victor Azevedo Bonates Correa, 2? Série - 5º Lugar (medalhas: 14 bronze, 06 prata e 162 ouro)

 

 

João Victor Barbosa Ikeda, 8º Ano- 6º Lugar (medalhas: 38 bronze, 27 prata e 139 ouro)


Lívia Rafaela de Paiva Normando Miranda, 8º Ano- 7º Lugar (medalhas: 04 bronze, 03 prata e 156 ouro)


Heloisa de Amaral, 3? Série - 8º Lugar (medalhas: 17 bronze, 14 prata e 141 ouro)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 


Rodrigo Naohan Rodrigues Neiland, 8º Ano - 9º Lugar (medalhas: 04 bronze, 04 prata e 147 ouro)

 

 

Vitor Hugo Santos de Oliveira, 9º Ano - 10º Lugar (medalhas: 16 bronze, 12 prata e 152 ouro)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.