24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
05/08/2021

Amazonense defende os direitos das mulheres com campanha 'Nada Menos que 30%', em Brasília

Foto: Divulgação

Anne Moura, amazonense faz chamado para mobilizar a sociedade e parlamentares

Secretária Nacional de Mulheres do PT está em Brasília para tratar dos direitos das mulheres e impedir retrocessos que centrão quer impor à participação feminina.

 

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, articulado com parlamentares do Centrão querem mudar as regras eleitorais em plena pandemia e dentre as propostas está o fim da cota mínima de 30% para as mulheres nas chapas partidárias.

 

Na terça, 3, Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, participou de ato no Congresso, na luta contra a reforma eleitoral. E na quarta, 4, teve uma agenda na Câmara Federal, dialogando com às deputadas Gleisi Hoffmann e Benedita da Silva, tratando da pauta da luta das mulheres para não retroceder os direitos políticos de gênero e também no direito à cota racial.

 

Veja também

 

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada nesta quarta

 

Desafio do Roacutan: Dermatologista alerta riscos da medicação que virou febre no TikTok. VEJA

 

 "Precisamos pressionar o Congresso Nacional e debater a nossa representatividade no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo e não pode retroceder" ressalta, Anne Moura.

 

Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido a nossa exclusão histórica na política e que reverbera, até hoje, nesse cenário de baixa representatividade feminina no parlamento, no executivo, no judiciário, além de nas posições de comando na iniciativa privada.

 

 

 

“Em vez de concentrar esforços em salvar a vida da população, os congressistas estão preocupados em retirar direitos consolidados das mulheres, atacando frontalmente a democracia, com a proposta do fim da cota mínima de 30 por cento. Isso é um golpe no avanço e no incentivo à participação das mulheres, que são metade da população brasileira”, denuncia Anne.

 

 

Fotos: Divulgações

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No Congresso Nacional as Mulheres estão próximas a dar um grande salto de qualidade na representação feminina e nos parlamentos municipais, estaduais. Mas está havendo essa tentativa de fazer a legislação pró-participação feminina retroceder. A garantia de 30% das candidaturas aos parlamentos do país para mulheres é um avanço histórico e fundamental para tornar a representação parlamentar mais coerente com a realidade do Brasil, já que as mulheres são mais da metade da população brasileira. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.