19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
19/06/2021

Americanos celebram o 'Juneteenth', agora feriado nacional, que simboliza o fim da escravidão nos EUA

Foto: Reprodução

Texas foi último estado do país a libertar seus escravizados, em 19 de junho de 1865. Presidente Biden promulgou lei que torna a data oficial na última quinta-feira (17).

Os americanos celebram neste sábado (19), pela primeira vez como um feriado nacional, o "Juneteenth". A data representa a emancipação dos últimos escravizados do Texas em 1865 e é amplamente comemorada no país como símbolo dos movimentos contra o racismo.

 

Na quinta (17), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou a lei que transformava 19 de julho em feriado nacional, apresentada pelo Congresso americano e aprovada por unanimidade pelos senadores democratas e republicanos.

 

O "Juneteenth" já era considerado feriado em alguns estados do país – mas com o apoio do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), desde o assassinato do ex-segurança negro George Floyd, a pressão para que uma lei federal fosse aprovada só aumentou.

 

Veja também 

 

ONU: número de deslocados por guerras e crises dobrou em 10 anos

 

ONU alerta que seca pode ser 'a próxima pandemia'. VEJA

 

Homenagens pelo país


Uma série de protestos e homenagens estão marcados para acontecer neste sábado em diversos pontos do país.

 

Em Nova York, um monumento foi construído em homenagem a George Floyd – e inaugurado neste Juneteenth no bairro do Brooklyn, área com forte presença da comunidade negra.

 

Manifestantes prestam homenagem a monumento de George Floyd, em Nova York, neste Juneteenth, foto de 19 de junho de 2021 — Foto: Jeenah Moon/Reuters

 

O assassinato de Floyd foi o estopim para uma série de protestos antirracistas e contra a violência policial durante todo o ano passado.

 

Por que dia 19?


"Juneteenth" é uma aglutinação, em inglês, da data June 19th (19º dia de junho). Dia em que os últimos escravos do país receberam a informação de que estavam livres – há mais de 150 anos.


Em 1º de janeiro de 1863, o então presidente Abraham Lincoln havia ordenado o fim da escravidão (cerca de dois anos e meio antes do 19 de junho de 1865), ao assinar a Proclamação de Emancipação.

 

A bandeira do Juneteenth é vista tremulando em Omaha, Nebrasca, na sexta-feira (19) — Foto: AP Photo/Nati Harnik

Fotos: Reprodução 

 

Porém, durante a Guerra Civil dos EUA (1861-1865), os estados confederados do sul mantiveram o regime de escravidão – esse também foi um dos motivos da guerra.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O líder dos confederados, Robert Lee, assinou sua rendição em 9 de abril de 1865, mas levou mais de dois meses para que a notícia chegasse à pequena cidade de Galveston, no Texas, em um 19 de junho.

 

Fonte: G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.