28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
27/03/2021

Análise: Manaus é seguro atrás, mostra repertório na frente e vê Vanilson como realidade

Foto: Bruno Corsino

Gavião vai pegar o Bahia na segunda fase da Copa do Brasil

O Manaus FC despachou o Jaraguá-GO nesta sexta, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, pela primeira fase da Copa do Brasil. A vitória por 4 a 1 marcou o melhor desempenho coletivo da equipe no ano de 2021, o que inclui também a Copa Verde e estadual da temporada de 2020 realizadas neste ano.

 

Às vezes é preciso bater naquela tecla de que venceu, mas não convenceu. Só que quando convence também é necessário dar os créditos. Bem verdade que o adversário estava distante do investimento financeiro e do elenco qualificado do clube amazonense, mas ainda assim a vitória foi convincente. O que se viu em campo foi uma postura consistente tanto ofensiva quanto defensivamente.

 

Desde a saída de Welington Fajardo, em agosto do ano passado, o Manaus não mostrava tamanho repertório ofensivo. Tabelas, infiltrações, passes longos e que quebrassem a defesa adversária. Os gols não foram "achados" em bolas paradas ou através de lances isoladas. Foram frutos de ensaios e muito trabalho.

 

Veja também

 

Lecheva reconhece pontos a melhorar, mas destaca primeira vitória: 'Precisa ser valorizada'

 

Companheiros de time se chocam de cabeça e são levados a hospital após desmaio e sangramento


O primeiro gol marcado por Vanilson, por exemplo, prova a constatação. A jogada foi toda com passes de primeira. Douglas Lima, com rara inteligência, quebrou toda a linha do Jaraguá em toque de primeira para Vanilson, que também mostrou que sabe jogar fora da área e deu de primeira - e já girando para receber para Gabriel Davis, outro que devolveu sem dominar.

 

No segundo gol, mais uma jogada trabalhada. Gabriel Davis, que se encontrou como segundo volante, quebrou a linha defensiva em lançamento para Philip, que explorou a altura de Vanilson em passe - e não cruzamento - pelo alto. O terceiro e quarto gols mostraram que o time também sabe jogar diante de um adversário que propõe o jogo, tanto que saíram em contra-ataques rápidos.

 

Manaus venceu o Jaraguá-GO por 4 a 1 — Foto: Bruno Corsino / Manaus FC

Foto: Reprodução

 

Além do repertório, com jogadas pelo centro e pelos dois lados do campo, outras boas notícias foram as "improvisações". Com os dois laterais-esquerdos machucados, Douglas Lima vem se consolidando no setor. Ele dá mais verticalidade ao lado esquerdo, pois aparece muito no ataque, e também não deixa a desejar atrás.

 

Fora Gabriel Davis, que voltou a jogar bem como segundo volante e explora a sua qualidade no passe para dar mais velocidade na transição da defesa para o ataque e quebrar linhas, como fez no primeiro e segundo gols.

 

E a melhor notícia para a temporada é a consoidação de Vanilson como homem de referência. No ano passado, Luizinho Lopes demorou para perceber que tinha o homem-gol no elenco, Hamilton, que só virou titular absoluto na equipe a partir do returno da Série C.

 

O camisa 25 foi para o Kuwait e deixou saudade. Mas, desde que Vanilson foi repatriado, essa saudade vem se transformando em nostalgia boa. O camisa 26 tem características semelhantes. É grande, bom finalizador e tem visão de jogo, comprovada na assistência para o último gol. E vive grande fase, tanto que já tem seis gols e duas assistências em quatro jogos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Claro que tem o que melhorar. Alguns jogadores, como Erivélton, Edvan e Diego Rosa, ainda destoam do restante. Mas, no geral, as impressões que ficam são ótimas e deixam os torcedores esperançosos para um final diferente - e mais feliz - na Série C e no Amazonense de 2021. E mais: alguém arriscaria dizer que o Manaus é zebra diante do Bahia? Fica a dica.

 

Fonte: Globesporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.