19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/09/2019

Após governo anunciar que fogo foi controlado, chamas voltam a se intensificar em incêndio em Alter do Chão

Foto: Céu ficou vermelho em Alter do Chão no início da noite de domingo (16)

Reprodução/Redes Sociais

O Governo do Pará chegou a anunciar na tarde de domingo (15) que o fogo na Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, foi controlado, mas pouco tempo depois as chamas voltaram a se intensificar em incêndio que segundo moradores de comunidades do entorno começou no sábado (14). Brigadistas, bombeiros e militares do exército continuam no local tentando controlar o fogo.

 

 

De acordo com informações do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em uma rede social, o ministro Onyx Lorenzoni foi acionado. O Ministro-chefe da Casa Civil informou que vai acionar o Ministério da Defesa para dar o apoio necessário à região.

 

Em outra postagem, Helder Barbalho disse que falou com o General do Exército, Paulo Sérgio, para verificar a possibilidade de envio de um avião pipa para auxiliar no combate ao incêndio.

 

Veja também



 

Casal e criança são mortos com cerca de 50 tiros, em Ponta Grossa

 

PM é torturado e morto na Baixada após circular boato de que seria 'estuprador'

 

Postagem do governador Helder em uma rede social â?? Foto: Reprodução/Twitter

 

Durante toda a noite de domingo (15) centenas de fotos postadas em redes sociais por pessoas que estavam no balneário que é o principal ponto turístico do oeste do Pará, revelavam a situação atualizada de Alter do Chão. As chamas tornaram o céu vermelho.

 

O fogo alto e a fumaça preta deixaram desolados os banhistas que visitam a Ilha do Amor, em Alter do Chão, no domingo.

 

 

"Nossa, é muito triste ver a floresta pegando fogo e a gente não poder fazer nada. Quando vimos o céu avermelhando por causa do fogo e aquela quantidade de fumaça subindo e deixando aquela sensação de céu nublado nós ficamos muito preocupados, porque não tínhamos informação se tinha alguma autoridade tomando providências para conter esse incêndio", relatou Adriana Gonçalves, que mora em Manaus, Amazonas, e estava visitando Alter do Chão.

 

"É preocupante né, uma área de reserva, e próximo a um cartão postal daqui. É triste, o calor está grande, e esses focos de incêndio só estão aumentando", disse a professora Joice Maciel, que visitou a vila no domingo.


A universitária Bianca Lima que também estava em Alter do Chão no domingo, ficou assustada com tanta fumaça. "Eu me assustei porque tem tido queimadas na cidade, principalmente, na Amazônia. Aqui é um lugar bonito que acaba chamando atenção toda essa fumaça do que a própria paisagem. A fumaça estava tão forte que o sol, praticamente, sumiu. Ficou com aquele aspecto de que ia chover, sendo que estava fora de cogitação. Era só a fumaça", disse.

 

Para quem trabalha na vila e já via os focos de incêndio desde sábado, a preocupação era de que em razão dos fortes ventos, o fogo alcançasse a área do Lago Verde, área da vila balneária onde há muitas casas de praia.

 

Foto: Reproduções / Redes Sociais

 

"Todo ano é isso. Nessa época, a gente não sabe porquê as pessoas fazem queimadas sabendo que o tempo está seco, não chove e o calor é muito forte. No sábado, ainda pela manhã, a gente já havia focos de fumaça, mas à medida que o sol foi esquentando e a tarde caindo, esses focos se alastraram e a situação ficou realmente preocupante", contou Antônio Sousa, condutor de lancha nas praias de Alter do Chão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém, tenente coronel Ney Tito Azevedo, o local onde as chamas foram avistadas na noite de domingo é de difícil acesso. No local não há sinal de telefone celular, o que também prejudica a comunicação e trabalho das equipes. A estratégia para chegar à área é por via fluvial e também terrestre, por estrada alternativa.

 

"Moradores de Ponta de Pedras conhecem bem uma estrada que faz atalha para Alter do Chão. Nós vamos entrar com uma equipe por essa estrada, e vamos também por água, com auxílio de lancha, levar outra equipe o mais próximo possível de onde as chamas estão concentradas", detalhou Ney Tito. 

 

G1

 

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.