28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
06/04/2021

Após polêmicas no Enem, Sisu abre inscrições para o 1º semestre de 2021

Foto: Reprodução

São, ao todo, 209 mil vagas para universidades espalhadas por todo o Brasil

Começam nesta terça (6), e vão até a próxima sexta (9), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu - programa que auxilia aprendizes a entrar nas universidades públicas do Brasil através de um sistema informatizado.

 

O cronograma se inicia após uma série de discussões no entorno do Enem, com a maior taxa de evasão da história e muitas críticas de alunos sobre a pontuação da redação. Ao todo, o Sisu disponibilizará 209 mil vagas.

 

É o fim de um longo período de preparação e o começo de um novo ciclo na vida de muitos estudantes. A rotina de estudos deste ano precisou ser toda modificada e os candidatos se prepararam de casa, de maneira remota.

 

Veja também 

 

Ex-morador de rua tira 920 na redação do Enem: 'Estudei pelo YouTube' . VEJA

 

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

Alguns alunos gostaram da mudança, é o caso do Lucas Lobato, aluno do colégio Bernoulli , que explicou como a escola lidou com esse processo . "Com uma semana de pandemia , já estavamos estudando novamente. Aulas ao vivo pela manhã e gravadas, mais sintetizadas, pela tarde".

 

  Lucas foi de 680 pontos para 823 e tentará aplicar para medicina através do Sisu

Lucas foi de 680 pontos para 823 e tentará

aplicar para medicina através do Sisu

 

A nova realidade não assustou Lucas, que estudava quase 12 horas por dia, de segunda a sábado, para passar em medicina . "Achei bem mais tranquilo . Tirar 800 no ENEM parece algo distante , a gente pensa que é muito difícil . Mas quando você inicia os estudos e foca em um dia de cada vez, no final do ano, você está sabendo todas as matérias. A excelência é um hábito ", explicou Lucas.

 

Para se inscrever no Sisu , os candidatos precisam manifestar interesse em até duas opções de graduação ou instituição. Na plataforma é possível verificar as notas de corte de cada curso, ou seja, a mínima pontuação necessária para conseguir a aprovação.

 

O objetivo de Lucas era tirar uma nota acima de 800 no ENEM, para conseguir uma vaga na UFMG ou na USP através do Sisu , que abrem vagas semestralmente. Alcançou os 823 pontos. Não foi sua primeira tentativa.

 

"No meu terceiro ano [do Ensino Médio], tirei 680 . Cheguei no Bernoulli com essa nota . No ano seguinte, tirei 750 . Saí de uma nota que não há muita aprovação , para outra que me permitia cursar direito . Mas estudei um ano e deu tão certo, o que custa continuar e ver onde consigo chegar? E superei minhas expectativas."

 

 Rommel considera uma boa evolução um acréscimo de 30 a 50 pontos no Enem, mas há aqueles que destoam e aumentam em até 100 pontos seu rendimento

Rommel considera uma boa evolução um acréscimo de 30 a 50 pontos no Enem,

mas há aqueles que destoam e aumentam em até 100 pontos seu rendimento

 

Rommel Domingos, um dos diretores do Bernoulli, classificou o período de preparação para a inscrição no Sisu de 2021 como desafiador . Não somente pelo estudo , mas também pela preparação mental . "Seguimos o ritmo dos plantões , das monitorias e até ampliamos os simulados . Nossa equipe de psicologia atuou ligando para os alunos, ouvindo os sentimentos e angústias. Foi um processo cansativo e desgaste, mas conseguimos deixar os alunos motivados ."

 

O líder do grupo de ensino também relatou que houve boa aceitação do ensino remoto e que o modelo híbrido de ensino, que mescla atividades presenciais e online , será predominante no pós-pandemia.

 

"Houve alunos que relataram render mais nos estudos por não precisarem se deslocar , mas outros sentiram principalmente a falta de interação. Carência mesmo, necessidades inerentes do ser humano que só o presencial mesmo pode sanar essa questão."

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Terça-feira: o resultado


O resultado da chamada única do Sisu será divulgado na próxima terça-feira (13). Em caso de notas iguais, o critério de desempate será a menor renda familiar entre os candidatos. A matrícula , para aqueles que conseguirem a nota necessária , acontecerá entre os dias 14 e 19 de abril em horários e locais de atendimento definidos pelas instituições de ensino individualmente. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.