29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/01/2020

Aprenda a calcular o período fértil mesmo em ciclos irregulares

Foto: Reprodução

Levando em consideração as datas dos três últimos ciclos, é possível fazer uma estimativa dos dias em que a fecundação é mais provável

Embora seja um pouco mais difícil saber exatamente quando é o período fértil nas mulheres que possuem menstruação irregular, é possível ter uma ideia de quais são os dias mais férteis do mês levando em consideração os últimos três ciclos menstruais.

 

Para isso, o indicado é anotar a data em que a menstruação começou, para determinar quantos dias teve cada ciclo.

 

Como calcular


Para calcular o período fértil, a mulher deve levar em consideração os últimos três ciclos e anotar a data de início de cada menstruação, determinar o intervalo entre esses dias e calcular a média entre eles.

 

Veja também

 

11 sintomas do HIV que toda mulher deve ficar de olho

 

Harmonização Corporal: saiba o que é e como beneficiar seu corpo com a cirurgia

Por exemplo, se o intervalo de tempo entre três menstruações foi de 33 dias, 37 dias e 35 dias, isto dá uma média de 35 dias, que será considerada a duração do ciclo menstrual (para isso, basta somar o número de dias dos três ciclos e dividir por três).

 

Depois disso, aos 35 deve-se subtrair 14 dias, o que significa que é no 21º dia que ocorre a ovulação. Nesse caso, entre uma menstruação e outra, os dias mais férteis serão os três dias antes e os três dias após a ovulação, ou seja, entre o 18º e 24º dia após o início da menstruação.

 

Quem está tentando engravidar pode comprar testes de ovulação em farmácisa para ter certeza dos dias mais férteis e investir no contato íntimo durante esses dias. Outra hipótese é ter relações sexuais, no mínimo, de três em três dias durante todo o mês, especialmente naqueles em que seja possível identificar os sinais do período fértil, como alteração da temperatura, presença de muco vaginal e aumento da libido.

 

Como se proteger

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


Para quem tem o ciclo irregular, a melhor estratégia para evitar uma gravidez indesejada é optar pela pílula anticoncepcional para regular os dias de fluxo, lembrando ainda de usar camisinha em todas as relações para se proteger de infecções sexualmente transmissíveis. 

 

Metrópoles 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.