20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
08/01/2020

Apuí tem o menor índice de violência do Amazonas e do Brasil

Foto: Divulgação

Município no interior do Amazonas teve o menor índice

O delegado de Polícia Civil Francisco Rocha, titular da 71° de Apuí, apresentou relatório policial anual. Números como de tráfico de drogas, mortes, estupros, roubos, furtos e violência doméstica são enviados para a Secretaria de Estado de Segurança Pública que a partir deste relatório elabora estratégias de combate ao crime.

 

MORTES

 

No relatório do delegado Francisco Rocha constam cinco mortes relatados como homicídio consumado e três tentativas de homicídios em 2019. Das cinco mortes relatados como homicídio três foram causados pela violência trânsito. Em 2018 quando Rocha respondia na delegacia regional de Humaitá, Apuí teve 18 homicídios e 5 tentativas.

 

Veja também
 
Polícia Federal prende três traficantes e apreende 430 quilos de drogas na zona rural do município de Benjamin Constant, interior do Amazonas
 
Médico seria o condutor de um dos veículos envolvidos em uma grave colisão na manhã de hoje em Manacapuru, interior do Amazonas

 

ESTUPROS

 

Crime hediondo e com rejeição até mesmo entre os próprios criminosos e presos o estupro de vulnerável duplicou no ano de 2019 apesar das ações do Conselho Tutelar, polícias Civil e Militar e políticas públicas. Segundo o delegado os números pode ser vistos como positivos, pois as próprias ações passaram confiança à população para denunciar este tipo de crime. Foram dez estupros denunciados em 2019 e apenas cinco em 2018.

 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 

Os casos registrados na 71° DIP no ano de 2019 são idênticos aos de 2018. Sendo que 2019 teve um acréscimo de um registro a mais que no ano anterior fechando com 11 casos que chegaram ao conhecimento das autoridades. Na sua maioria, a violência doméstica, está associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

 


FURTOS e ROUBOS

 

Danos materiais causados por furto também teve um leve aumento fechando 2019 com doze registros na delegacia de polícia contra dez em 2018. Os furtos depende muito de quem esteja em liberdade, quando os criminosos com longa ficha criminal estão presos o número de furtos diminuem. Já o roubo, aquele que se emprega a violência, foram três em 2018 e apenas um em 2019.

 


TRÁFICO DE DROGAS

 

Os índices de tráfico de drogas e porte de drogas caíram significativamente no ano de 2019 com relação aos anos anteriores. Até a rua conhecida como a Rua dos Zumbis situada no Bairro São Sebastião voltou à sua normalidade com as famílias ocupando as edificações. Em 2019 foram cinco registros de tráfico e dois registros de porte (posse) de drogas. Biqueira Biqueiras foram fechadas e boqueiros que andavam livremente em nossa cidade estão presos, mudaram-se de cidade ou estão mortos.

 

ARMAS DE FOGO

 

O ano de 2019 foi o divisor de águas quando se trata do porte de armas. A delegacia de polícia registrou quinze ocorrências neste ano que se passou sendo que uma das ocorrências trata-se de um porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e com porte autorizado apenas no estado do Pará. Em 2018 as polícias Civil e Militar de Apuí registraram apenas sete casos.

 

Os meses considerados mais violentos em 2018 foram março e dezembro. Já janeiro, junho, agosto, setembro e novembro são os meses em que ocorreram as mortes violentas em Apuí. Tabatinga e Manacapuru tiveram quase 100 homicídios cada uma, é claro que eles tem o triplo da população de Apuí, mais em proporção, essas cidades, para se igualar a Apuí, eram para ter apenas 11 ou 12 homicídios.

 

Comparando, proporcionalmente, Apuí tem os menores indicadores criminais do Amazonas e Brasil. "Só não temos como confirmar isso porque as outras cidades não fizeram estatísticas, ou se fizeram, não houve divulgação" finalizou o delegado do 71° DIP, Francisco Rocha. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.