25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
09/06/2021

Arqueólogos descobrem que dois esqueletos da era viking encontrados na Inglaterra e Dinamarca eram de parentes. VEJA FOTOS

Foto: Reprodução

Esqueletos da era viking no Museu Nacional da Dinamarca

Um mapeamento de DNA em dois esqueletos da era Viking, entre os séculos VIII e XII, revelou, por acaso, que eles eram de parentes de segundo grau. Um deles morreu no século XI, com ferimentos na cabeça, e foi enterrado numa vala comum em Oxford, na Inglaterra. O outro, encontrado na Dinamarca, apresenta sinais de golpes, que sugerem participação em batalhas e que aquele homem possa ter sido um guerreiro. Após cerca de mil anos, os restos mortais deles foram reunidos nesta quarta-feira, dia 9, no Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhague.

 

— É uma grande descoberta porque agora é possível traçar os deslocamentos no espaço e no tempo por meio de uma família — explicou à AFP a arqueóloga Jeanette Varberg, do Museu Nacional dinamarquês.

 

Segundo a especialista, é muito raro descobrir laços de parentesco entre esqueletos, principalmente se não forem de monarcas. Embora a relação seja indiscutível, a especialista admitiu ser impossível determinar a relação exata entre os dois homens. No entanto, há a hipótese de que possam ter sido tio e sobrinho.

 

Veja também

 

Fim do mistério: Esqueleto gigante que desapareceu de praia em SP foi encontrado

 

Cientistas brasileiros encontram fóssil de 280 milhões de anos

 

Mil anos depois, guerreiro viking se une a parente na Dinamarca - Emais -  Estadão

 

— É muito difícil dizer se viveram na mesma época ou se talvez haja uma diferença de geração, porque não há nenhum elemento nos túmulos que possa dar uma data precisa, então há uma margem de mais ou menos 50 anos — explicou Varberg.

 

Ao longo de duas horas, dois de seus colegas reconstruíram o esqueleto de um homem na casa dos 20 anos, a partir de cerca de 150 ossos emprestados pelo Museu de Oxfordshire por três anos.

 

O consenso histórico sobre o assunto é que os ancestrais dos dinamarqueses invadiram a Escócia e a Inglaterra.

 

Mil anos depois, guerreiro viking se une a parente na Dinamarca | O TEMPO

 

O jovem "pode ter sido morto durante um ataque viking, mas outra teoria é que ele foi vítima de um decreto do rei da Inglaterra Aethelred II, que ordenou em 1002 que todos os dinamarqueses na Inglaterra fossem mortos", disse Varberg.

 

Esqueletos de homens aparentados da era Viking se reunirão para exibição |  Notícias de celebridades – Celebrity Land Brasil

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Os esqueletos farão parte da exposição "Junte-se aos vikings — A invasão" no museu dinamarquês ao final deste mês.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.