29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
29/08/2019

Atleta amazonense do Ctara conquista bronze nos Jogos Parapan-Americanos

Foto: Mauro Neto

Lucas Manoel dos Santos

 Com a marca de 123 quilos levantados, o halterofilista do Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), Lucas Manoel dos Santos, faturou na tarde desta quinta-feira (29/08) a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.

 

O atleta, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), disputou na categoria até 49kg e teve uma preparação intensa.

 

Aos 17 anos, Lucas vem acumulando uma sequência de grandes conquistas na modalidade. Além do bronze de hoje, o jovem conquistou também este ano o bicampeonato mundial de Parapowerlifting na categoria Júnior, no Cazaquistão. Também no mundial, atingiu uma marca importante, ao quebrar o recorde das Américas levantando 126 quilos no supino.

 

Veja também

 

Referência contra o Corinthians, Nenê brinca com diferença de idade para os mais jovens do Flu

 

De incógnita a 'favoritaço': Jesus transforma Flamengo em 13 jogos

 

No Parapan, o atleta disputou em uma categoria acima daquela em que vem atuando. O ouro ficou com foi o brasileiro João de França Júnior, que levantou 141kg, e o segundo lugar na competição foi para o colombiano Jhonny Morales, que alcançou a marca de 125kg.

 

 

Lucas esteve focado na preparação para a competição e reforçou os treinamentos desde que chegou a Lima, há duas semanas. Após a vitória, ele falou sobre a conquista. “A emoção é muito grande nesse momento. Esse resultado significa que o trabalho que está sendo feito comigo e com os outros atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está fluindo bem. Essa medalha não é só minha, é do Amazonas, é de toda a nação”.

 

 

Consciente do seu potencial, o jovem atleta já planeja os próximos passos dentro do esporte e projeta conquistar mais medalhas nas próximas competições internacionais.

 

 

O titular da Sejel, Caio André de Oliveira, destacou o apoio que o Governo do Amazonas tem dado aos atletas das mais variadas modalidades e a importância dessa conquista de Lucas para o esporte no Amazonas.

 

“Apoiar os atletas e garantir meios para que eles possam desenvolver suas potencialidades é um compromisso do Governo Wilson Lima e nós, da Sejel, temos colocado em prática todos os dias. Desde novo, o Lucas mostrou ser uma revelação do Parapowerlifting, e essa medalha mostra que todo esforço valeu a pena. É uma conquista do esporte amazonense como um todo”.

 

O secretário também destacou que, desde o início do ano, quando o novo governo assumiu a administração do Estado, a secretaria vem trabalhando na intensificação do apoio aos atletas, permitindo que mais atletas sejam atendidos pela Vila Olímpica e pelo Ctara, ampliando assim a qualidade do esporte no Amazonas. “Um compromisso e uma política pública do Governo do Estado, sem dúvida, que vem dando resultado”, pontuou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

A competição

 

Os Jogos Parapan-Americanos 2019 tiveram início na última sexta-feira (23/08) e seguem até o próximo domingo (1º/09). A próxima atleta que vai representar o Amazonas, dessa vez no Parabadminton, será Micaela Almeida. O atleta Goutier Rodrigues, do Tênis de Mesa, teve sua participação nos Jogos no último sábado (24/08).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.