29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
31/05/2020

Ato de torcedores a favor da democracia tem confronto com grupo pró-Bolsonaro e PM na Avenida Paulista

Foto: Divulgação

PM usa bombas de gás em confronto com manifestantes na Avenida Paulista, em São Paulo

 Um protesto pró-democracia organizado por torcidas de clubes de futebol e que começou de forma pacífica teve confronto entre manifestantes e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e entre manifestantes e policiais militares na Avenida Paulista, região central de São Paulo, neste domingo (31).

 

Pelo menos cinco manifestantes foram detidos pela Polícia Militar (PM) e levados ao 78º Distrito Policial dos Jardins. Segundo a PM, alguns estavam com produtos químicos e armas brancas. Até por volta de 16h, não havia informações sobre feridos.

 

A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, que revidaram com pedras e paus. Houve correria. Os confrontos começaram por volta de 13h e ocorreram de forma mais intensa até, pelo menos, pouco antes das 15h.

 

Veja também

 

Mourão aproveita reabertura de shoppings em Brasília e faz compras ao lado da mulher

 

Mourão tem de pegar o bastão e salvar o Brasil, diz empresário que apresentou Guedes a Bolsonaro


Ás 15h20, parte dos manifestantes fazia uma espécie de barricada ateando fogo em objetos no meio da Avenida Paulista, próximo à Rua da Consolação. Também foi colocada uma caçamba na rua e uma banca de jornal foi depredada. Policiais militares também permaneciam na rua, caminhando com escudos em direção ao grupo.

 

 

Duas confusões


A primeira confusão começou por volta de 13h, quando torcedores de pelo menos quatro clubes de futebol - Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos - se manifestavam contra o fascismo e em defesa da democracia.

 

Inicialmente, o embate foi com um grupo de defensores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que também realizam ato no local a favor da reabertura do comércio durante a pandemia.

 

A Polícia Militar (PM) usou, então, bombas de efeito moral para dispersar a confusão entre torcedores e bolsonaristas. Foi feito um cordão de isolamento entre os dois grupos, que estavam entre os prédios do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e da Federação da Indústrias de São Paulo (Fiesp).

 

Manifestante pró-democracia (à esquerda) discute com manifestante bolsonarista na Avenida Paulista — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Até a última atualização desta reportagem, não estava claro quem começou as provocações. Vídeos postados em redes sociais mostram pessoas dos dois grupos trocando agressões verbais. Uma mulher que segurava um bastão chegou a ser barrada pela polícia enquanto provocava os manifestantes pró-democracia. Um homem também foi filmado xingando e avançando para cima de um torcedor.

 

Manifestante a favor do presidente Jair Bolsonaro aponta bastão para torcedor de ato a favor da democracia e é conduzida por PM na Avenida Paulista, em São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter

 

Segundo o coronel Álvaro Camilo, secretário executivo da PM de SP, por volta de 15h, não era possível afirmar ainda quem iniciou a confusão. “As imagens, os atos, analisando claramente vamos saber quem começou”, disse. “A Polícia vai agir agora para manter a ordem. Não interessa o grupo, não interessa o lado."

 

Torcidas organizadas caminham pela Avenida Paulista com faixa "somos pela democracia" — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Confronto com policiais

 

Por volta das 14h, ocorreu novo confronto, dessa vez entre policiais militares e os torcedores pró-democracia. Os PMs voltaram a atirar bombas de efeito moral e os torcedores arremessaram pedaços de pau e pedras nos policiais. A PM passou a usar gás lacrimogêneo e a atirar balas de borracha para afastar os manifestantes ligados às torcidas.

 

Corintianos participam de ato antifascista na Avenida Paulista  — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 
Grupo bolsonarista em ato na Avenida Paulista neste domingo (31) — Foto: Reprodução/TV Globo
Fotos: Divulgação

 

“A polícia estava ali entre os dois grupos antagônicos para manter a segurança de todos. Num determinado momento começaram a atirar pedras contra a Polícia militar, que usou bombas de efeito moral”, disse o coronel Álvaro Camilo em entrevista à GloboNews.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.