28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
02/04/2021

‘Vamos colocar Manaus no ranking das melhores cidades do brasil em saúde básica’, afirma David Almeida ao Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

O Prefeito de Manaus, David Almeida, e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se reuniram de forma remota com representantes do Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira, 1º/4, para apresentar o diagnóstico estrutural do sistema municipal de saúde e discutir novas parcerias em busca de recursos junto ao governo federal, possibilitando assim, colocar Manaus entre as melhores cidades do Brasil em relação à atenção primária.

 

“Como prefeito de Manaus, estou aqui com toda a minha equipe de Saúde, que se debruçou para construir esse diagnóstico. Agora, nós vamos buscar alcançar resultados que vão tirar Manaus dos piores índices do Brasil, em relação aos indicadores do MS. Vamos buscar colocar Manaus no ranking das melhores cidades do Brasil em relação à saúde básica. Para isso, contamos com o apoio do governo federal”, enfatizou Almeida.

 

Durante a reunião, uma equipe apresentou as ações prioritárias que a prefeitura necessita realizar, para qualificar e aumentar os atendimentos oferecidos à população de Manaus. Entre elas estão a ampliação das UBSs já existentes na capital do Amazonas; construção de novas unidades; investimento em recursos humanos e atendimento psicossocial pós-Covid.

 

Veja também

 

Prefeito David Almeida sanciona a criação do ‘Auxílio Empreendedor’

 

Projeto de Lei que cria ‘Auxílio Empreendedor’ de R$ 1,8 milhão é aprovado e segue para sanção do prefeito David Almeida

 

“Fizemos essa apresentação do diagnóstico físico das ações de saúde, que precisamos enfrentar urgentemente, já pensando no futuro pós-Covid. O MS irá avaliar nossas propostas, que dentro de uma previsão de necessidades, giram em torno de R$ 400 milhões. A situação da saúde é grave e é preciso que saia do próprio Ministério da Saúde esse recurso. Temos a intenção de melhorar a saúde no município, alinhado às políticas públicas do Sistema Único de Saúde”, explicou a secretária interina da Semsa, Aline Rosa Martins.

 

Apoio

 

 

 

A coordenadora-geral do Financiamento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), Daniela Ribeiro, informou que a região Norte, especialmente a cidade de Manaus, está sendo tratada como prioridade pelo governo federal, por entender as dificuldades logísticas e a necessidade de novos investimentos na ampliação do setor.

 

“Manaus tem sido tratada com prioridade pelo MS, até por entender as dificuldades encontradas, tanto pela Atenção Primária da saúde quanto pela própria logística, que faz com que se tenha essa demora para chegar às informações de estabelecer protocolos e metas. Nossa equipe técnica está acompanhando e estamos à disposição para ajudar a mudar essa realidade”, informou.

 

Prioridade

 

 

 

Tendo em mãos os dados apresentados durante o encontro, o prefeito David Almeida fez questão de firmar o compromisso que o sistema de saúde será prioridade em toda a sua gestão.

 

“Temos essa oportunidade que foi perdida pelas gestões passadas. Agora vamos em busca de recuperar os investimentos naquilo que é possível. Em dois meses, tivemos que fazer o levantamento para apresentar relatórios ao MS com essas propostas, para que possam analisar e ajudar a maior cidade do Norte do Brasil, a 7ª do país, essa ‘menina dos olhos’ do mundo, em plena selva, vivendo dentro de uma floresta, e isolada do Brasil”, enfatiza David.

 

Agradecimento

 

 

 

David Almeida também frisou a importância da atenção dada pelo MS à cidade nos primeiros meses do ano, principalmente durante a segunda onda de novos casos da Covid-19 no Amazonas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

 

Fotos: Divulgação

 

“Infelizmente o Brasil não aprendeu com Manaus e hoje o país sofre. Não estamos longe, não estamos livres desse mal, dessa pandemia. E eu espero que o Brasil possa sair o mais rápido possível disso. Fiz questão de enfatizar, em todos os momentos, que a imprensa nacional e internacional me abordou sobre a importância e o apoio que recebemos do Ministério da Saúde. Fica aqui a minha gratidão, porque teríamos sofrido muito mais, se não fosse a intervenção e a ajuda do governo federal”, concluiu o prefeito.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.