25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
12/02/2020

Bernie Sanders lidera primária democrata em New Hampshire

Foto: Reprodução

Pete Buttigieg aparece em segundo e a senadora Amy Klobuchar surpreende ao conquistar terceiro lugar, deixando para trás Elizabeth Warren e Joe Biden.

Bernie Sanders lidera a primária de New Hampshire, que foi encerrada às 20 horas (22 horas em Brasília) desta terça-feira (11). Ele aparece à frente de Pete Buttigieg, que está em segundo lugar (veja números abaixo).

 

A surpresa ficou com o terceiro lugar de Amy Klobuchar, aproveitando uma onda de popularidade ampliada após um debate na última sexta-feira e um desempenho considerado acima do esperado em Iowa, onde conquistou um delegado.

 

A senadora, representante de Minnesota, superou em votos Elizabeth Warren, do estado de Massachusetts, vizinho de New Hampshire e que era apontada como a terceira colocada em praticamente todas as pesquisas.

 

Veja também

 

EUA retiram Brasil da lista de nações em desenvolvimento e restringe benefícios comerciais ao país

 

Trump comemora aprovação em Iowa com provocações aos democratas

Com 51% dos votos apurados, o resultado parcial é o seguinte:

 

Bernie Sanders - 27,2% - 3 delegados até o momento


Pete Buttigieg - 23,4% - 3 delegados até o momento


Amy Klobuchar - 19,6%


Elizabeth Warren - 9,5%


Joe Biden - 8,4%


Warren e Biden


Para conseguir ao menos um dos 24 delegados de New Hampshire, um candidato deve ter 15% dos votos. Segundo projeções, Elizabeth Warren e Joe Biden não devem atingir essa porcentagem.

 

Em um discurso, cerca de meia hora após o final da votação, Warren parabenizou Sanders e Buttigieg por sua noite "forte" e dedicou palavras de simpatia à colega de senado: "Também quero parabenizar minha amiga e colega Amy Klobuchar por mostrar quão errados os especialistas podem estar quando consideram uma mulher fora da jogada", disse.

 

Joe Biden, prevendo um fraco desempenho em New Hampshire, onde estava mal colocado nas pesquisas, deixou o estado antes mesmo de todas as sessões eleitorais serem fechadas.

 

Por volta das 19h30 (21h30 em Brasília) o ex-vice-presidente já aterrissava em Carolina do Sul, onde serão realizadas primárias no dia 29 de fevereiro.

 

Yang e Bennet desistem


Logo após a divulgação dos primeiros resultados, o empresário Andrew Yang anunciou sua desistência da disputa pela indicação. Yang teve apenas 1% dos votos no caucus de Iowa e, com 51% dos votos de New Hampshire apurados, aparecia com 2.9%.

 

Pouco depois foi a vez do senador Michael Bennet, de Colorado. Ele não chegou a participar do caucus de Iowa e teve apenas 0,3% dos votos em New Hampshire, com 51% dos resultados computados.

 

Delegados

 

ew Hampshire foi o segundo a realizar prévias, após a confusão do caucus democrata em Iowa, que teve inclusive um pedido de revisão parcial feito pelas campanhas dos dois primeiros colocados, Buttigieg e Sanders.

 

Desta vez, estão em disputa 24 delegados.

 

No total, o Partido Democrata irá enviar 3.979 delegados para sua convenção nacional, de 13 a 16 de julho, na qual será decidido o nome do candidato democrata à presidência. Para conquistar a nomeação, um pré-candidato precisa ter pelo menos 1.991 delegados a seu favor.

 

Funcionários trabalham em posto de votação de primária em Colebrook, New Hampshire, na terça-feira (11) — Foto: Reuters/Brendan McDermid

 

Partido Republicano


O Partido Republicano – embora já tenha anunciado que irá apoiar a candidatura de Donald Trump à reeleição – também realizou primárias em New Hampshire nesta terça. O partido irá atribuir 22 delegados e Bill Weld, que já concorreu em Iowa, voltou a desafiar o presidente, além da candidata Mary Maxwell.

 

Com 10% dos votos apurados foi anunciada a vitória de Trump, aquela altura com 82.9% dos votos. Weld estava com 12% e Maxwell com 0,7%.

 

Klobuchar na liderança

 

A senadora e pré-candidata democrata Amy Klobuchar durante campanha eleitoral em Exeter, New Hampshire, na segunda-feira (10) — Foto: Reuters/Kevin Lamarque

 

Uma curiosidade é que o estado de New Hampshire tem algumas cidades minúsculas com votações realizadas à meia-noite. Nesses locais, o resultado é verificado imediatamente e isso fez com que a senadora Amy Klobuchar liderasse a apuração por horas, até que as cidades maiores começassem a revelar seus resultados e os números passassem de 1%.

 

Além disso, Andrew Yang chegou a ficar na frente de Joe Biden e Peter Buttigieg, ainda que por um único voto, e Michael Bloomberg - que sequer concorria no estado - foi vencedor em uma cidade.

 

Dos cinco eleitores de Dixville Notch, três escreveram nas cédulas o nome de Bloomberg, colocando-o à frente de Sanders e Buttigieg, que tiveram ali um voto cada.

 

Em Hart’s Location, Klobuchar teve seis votos, Warren teve quatro, Yang teve três, Sanders teve dois e Biden, Tom Steyer e Tulsi Gabbard tiveram um cada. Já em Millsfield, Klobuchar recebeu dois votos, e Buttigieg, Biden e Sanders, um voto cada.

 

Assim, quando a apuração ainda estava em 1%, Klobuchar liderava com 29,6% (8 votos), à frente de Sanders e Warren, empatados com 14,8% (4 votos cada) e Andrew Yang, com 11,1% (3 votos).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Prévias eleitorais dos EUA em fevereiro — Foto: Roberta Jaworski/G1

Fotos: Reprodução

 

G1

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.