25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
16/06/2021

Biden e Putin se encontram pela primeira vez nesta quarta em Genebra sem expectativa de ações concretas

Foto: Reprodução

Estabilidade nuclear, mudança climática, segurança cibernética e o destino de cidadãos presos nos dois países estão na pauta oficial, mas temas ainda mais polêmicos podem ser abordados durante reunião que deve durar até cinco horas. Apesar de reconhecerem

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram nesta quarta-feira (16) em Genebra, na Suíça, para a 1º reunião entre os atuais mandatários dos dois países. Biden é o 5º presidente americano a se encontrar com Putin desde que este chegou ao poder, no fim de 1999.

 

Putin disse, antes de entrar na Villa La Grange, histórica construção que é sede do encontro, que espera que a conversa "seja produtiva".

 

A cidade que recebe os líderes no momento em que os dois países enfrentam um dos piores momentos de sua relação bilateral é a mesma que, em 1985, sediou o histórico primeiro encontro entre Ronald Reagan e Mikhail Gorbachov, então no auge da Guerra Fria.

 

Veja também 

 

Peru encerra contagem de votos e dá vitória a Castillo por vantagem de 0,25%

 

Em teste para Benntett, ato ultranacionalista reúne mais de mil pessoas em Jerusalém

Após o encontro, durante a tarde, os presidentes deverão apresentar os resultados discutidos na reunião em uma entrevista coletiva.

 

Segundo um comunicado do Kremlin, a pauta envolverá discussões sobre estabilidade nuclear, mudança climática, segurança cibernética e o destino de cidadãos norte-americanos presos na Rússia e russos prisioneiros nos EUA.

 

Mas existe ainda a expectativa de que assuntos mais espinhosos devam ser abordados, como Ucrânia, Belarus, o destino do opositor russo preso Alexei Navalny, e os ciberataques russos, incluindo os que teriam influenciado eleições norte-americanas.

 

Os dois líderes terão de quatro a cinco horas para conversar – a partir das 13h (8h em Brasília) – na Villa La Grande, um imponente edifício do século 18, dentro do maior parque de Genebra e com uma bela vista para o lago Leman.

 

Além de Biden e Putin, estarão presentes os chefes de diplomacia dos dois países, Antony Blinken e Serguei Lavrov.

 

Após a reunião, os dois presidentes concederão entrevistas separadamente, e não está prevista uma coletiva conjunta.

 

 O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concede entrevista ao jornalista Keir Simmons, da NBC News, transmitida na segunda-feira (14), dois dias antes de seu encontro com Joe Biden em Genebra, na Suíça — Foto: Maxim Blinov, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Foto: Reprodução)

 

Sem grandes expectativas


Embora reconheçam a importância da aproximação e da cúpula como um primeiro passo, nenhum dos lados nutre grandes expectativas de resultados efetivos para o encontro de Genebra.

 

“Não estou certo de que se chegará a qualquer acordo. Vejo esta reunião com otimismo prático”, disse o assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, que falou a jornalistas na terça-feira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Opinião parecida foi emitida pela Casa Branca, que afirmou não esperar grandes anúncios, mas que as relações a longo prazo entre os países sejam mais “estáveis e previsíveis” após Genebra. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.