29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/01/2021

Biden recoloca EUA na OMS e Acordo de Paris no 1º dia como presidente

Foto: Reprodução

Novo presidente americano assina 17 ações executivas, agindo rápido para desmantelar o legado de seu antecessor, Donald Trump

O novo presidente americano, Joe Biden, assinou 17 ordens executivas nesta quarta-feira, 20, que incluem o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris de 2015 e à Organização Mundial da Saúde (OMS). Em primeira aparição no Salão Oval, o democrata disse que estava assinando ações "ousadas". "Não há tempo para começar como hoje", disse Biden, completando que essas ações visam cumprir suas promessas ao povo americano.


Ao assinar as 17 ações executivas durante suas primeiras horas no cargo, Biden torna-se o mais rápido presidente a desmantelar o legado de um antecessor do que qualquer outro da história moderna. As medidas incluem memorandos, ordens executivas e diretivas para as agências, dando os primeiros passos para lidar com a pandemia do coronavírus e desfazer algumas das políticas que foram a marca do governo Donald Trump.
Biden


Joe Biden assina ordens executivas durante seus primeiros minutos no Salão Oval da Casa Branca Foto: Doug Mills/The New York Times
A volta ao Acordo de Paris, compromisso anunciado antes da posse por Biden, está entre os decretos assinados pelo presidente. "Vamos combater as mudanças climáticas de uma forma que não tínhamos tentado até agora", disse a jornalistas. O retorno ao Acordo do Clima de Paris, que os Estados Unidos adotaram em 2016 durante a presidência de Barack Obama, quando Biden era vice-presidente, foi elogiado por outros líderes. “Bem-vindo de volta”, comemorou o presidente da França, Emmanuel Macron.

 

 Veja também

 

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

 

'Voltaremos de alguma forma', diz Donald Trump, após deixar a Casa Branca

 

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, saudou a decisão, mas pediu que ele adote um plano "ambicioso" contra o aquecimento global. “Esperamos a liderança dos Estados Unidos na aceleração do esforço global em direção ao zero (em emissões de carbono), incluindo a apresentação de uma nova contribuição nacional com metas ambiciosas para 2030 e financiamento climático antes da COP26 em Glasgow no final deste ano", disse.

 

O retorno à Organização Mundial da Saúde (OMS) também foi consolidado pelo presidente americano nesta quarta-feira. Sob o comando de Trump, o país deixou a OMS em meio à pandemia do novo coronavírus, com acusações de que a China exercia pressão sobre a agência. Uma das primeiras ordens de Biden, também uma medida na contramão de Trump, foi a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os prédios federais.

 

O presidente ordenou também que as agências federais interrompam toda a formulação de regras até que seu governo tenha tempo para revisar as regulamentações propostas. O chefe de gabinete da Casa Branca, Ron Klain, anunciou a medida em um memorando aos chefes de departamentos executivos e agências na tarde de quarta-feira. A ordem de congelamento regulatório é ato importante nas transições presidenciais, permitindo que o novo governo analise as ações pendentes de seus antecessores.

 

Entre as ordens executivas, uma delas revoga a ordem de Trump que proibia a entrada nos EUA de cidadãos de vários países predominantemente muçulmanos.

 

Compromisso anterior, Biden revogou licença para o polêmico oleoduto Keystone XL, projeto há muito tempo debatido. O Keystone XL, de 2.574 km, tinha como objetivo transportar petróleo bruto do Canadá para o Estado americano do Nebraska, onde se conectaria a uma rede existente para entregar o petróleo a refinarias no Golfo do México.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em resposta, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, emitiu nota lamentando a decisão do presidente. "Estamos desapontados, mas respeitamos a decisão do presidente, que cumpre uma promessa de campanha", afirmou.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.