25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/09/2021

Bolsonaro não deverá integrar reunião de líderes convocada por Joe Biden

Foto: Reprodução

Encontro virtual será realizado na próxima sexta-feira (17); Estados Unidos teriam enviado convite

Convidado para uma nova reunião de líderes mundiais sobre o clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , para esta sexta-feira (17), o Brasil não deverá participar do evento. O motivo é que foi criado um impasse, porque os americanos enviaram os convites há apenas sete dias, quando o normal seria um prazo de, no mínimo, um mês de antecedência.

 

Segundo uma fonte do governo brasileiro, com o encaminhamento do convite "em cima da hora" criou-se um problema logístico para vários chefes de Estado, incluindo o presidente Jair Bolsonaro. Ele tem viagens agendadas para Minas Gerais pela manhã, e para Goiás na parte da tarde, no mesmo dia do evento.

 

Outro fator de irritação é que, consultados, os EUA teriam respondido que não aceitam representantes no lugar dos chefes de Estado ou de governo. No caso do Brasil, poderia falar em nome de Bolsonaro o chanceler Carlos França, ou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

 

Veja também 

 

Barroso diz que divergências devem ser absorvidas de 'maneira civilizada'

 

Malafaia desafia Moraes a prendê-lo: 'Não tenho medo, ditador de toga'

 

Segundo essa fonte, “todos estão reclamando dos americanos”, não apenas o governo brasileiro. Porém, não há sinais, até o momento, de que essa posição de Washington vá mudar.

 

Na última reunião de cúpula sobre o clima, em abril deste ano, Bolsonaro fez um discurso com três promessas: dobrar o Orçamento para os órgãos de fiscalização ambiental; acabar com o desmatamento ilegal até 2030; e antecipar, de 2060 para 2050 o prazo para atingir a chamada neutralidade de carbono, que consiste em compensar todo o dióxido de carbono emitido.

 

Esses debates ocorrem pouco mais de um mês antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, que acontecerá na Escócia, em novembro deste ano. Na reunião desta sexta-feira, a expectativa é que EUA e União Europeia anunciem compromissos mais ambiciosos para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Na semana que vem, Bolsonaro viajará a Nova York, onde fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro a falar na reunião de líderes das Nações Unidas. Entre os temas a serem tratados pelo presidente brasileiro estão a pandemia de Covid-19, o meio ambiente e a recuperação da economia. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.