28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
29/07/2020

Brasil registra 2.484.649 infecções por coronavírus, diz consórcio de veículos de imprensa

Foto: Reprodução

País aproxima-se da marca de 90 mil mortes; São Paulo e Pará não divulgaram balanço diário

O Brasil registrou 38.252 novas infecções e 897 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, aproximando-se da marca de 90 mil óbitos. Os estados de São Paulo e Pará não divulgaram seu balanço diário.

 

Ao todo, o país conta com 2.484.649 contágios e 88.634 mortes. Os dados são divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

 

O boletim também aponta que a atual média móvel da pandemia no Brasil é de 1.005 óbitos. Para cientistas, este índice é consistente para análise do avanço do coronavírus porque corrige as distorções dos registros de casos e óbitos feitos nos fins de semana, quando as notificações são realizadas com atraso.

 

Veja também

 

Metade das pessoas no Brasil não terá acesso à vacina contra o coronavírus, ao menos de imediato

 

Governo do Amazonas determina horários e condições de funcionamento para eventos de cultura, esporte e lazer

Em seu último balanço, o estado de São Paulo, que foi o mais acometido pela pandemia, registrou um total de 487.654 casos e 21.676 óbitos. Em sua capital, o momento é de cautela. Um inquérito sorológico organizado pela prefeitura alertou que 1,32 milhão de paulistanos — ou seja, 11,1% da população do município — já teria sido infectado pela Covid-19.

 

A prefeitura terá que melhorar ainda alguns indicadores da pandemia para evoluir para a fase verde do plano de reabertura econômica. Embora tenha apresentado taxas de ocupação de leitos de UTI que permitiriam uma maior flexibilização da quarentena, o município precisa reduzir índices de internações e de óbitos por 100 mil habitantes para avançar para a próxima etapa.

 

Um artigo publicado esta terça no "New England Journal" aumentou a expectativa pela chegada de uma vacina contra a Covid-19. A farmacêutica americana Moderna relatou que sua imunização aplicada em macacos "induziu atividade neutralizante robusta de SARS-CoV-2, proteção rápida nas vias aéreas superiores e inferiores e nenhuma alteração patológica no pulmão". A empresa anunciou nesta segunda-feira que os primeiros testes em humanos terão a participação de 30 mil voluntários.

 

Além da Moderna, outras quatro vacinas estão sendo desenvolvidas em todo o mundo e estão na fase 3 de estudos, de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade também alertou que a pandemia de Covid-19 não é sazonal, e sim uma "grande onda". A advertência tem como pano de fundo a possibilidade de aumento dos riscos de transmissão do coronavírus no Hemisfério Norte durante o verão.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A Organização das Nações Unidas anunciou esta terça-feira que a pandemia teria aumentado em 7 milhões o número de crianças desnutridas no planeta. 

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.