24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
04/08/2021

Brasil se impõe, vira sobre a Rússia e vai à semifinal no vôlei feminino

Foto: Divulgação

Seleção mostra força após entradas de Macris e Rosamaria, supera início ruim e vai encarar a Coreia do Sul em busca de um lugar na decisão olímpica

 Foi preciso bem mais que paciência. Depois daquele começo de jogo, quando nada parecia dar certo, duas mexidas fizeram mudar o rumo em quadra. Ao chamar Macris e Rosamaria, José Roberto Guimarães deu novo ritmo a um time em descompasso.

 

Sob o comando da dupla, o Brasil garantiu seu lugar na semifinal das Olimpíadas de Tóquio na marra. Uma virada com gosto de confiança: 3 sets a 1, parciais 23/25, 25/21, 25/19 e 25/22. Na próxima sexta-feira, em horário ainda a ser definido, encara a Coreia do Sul por um lugar na decisão.

 

A seleção não teve um bom começo. Àquela altura, tinha problemas para cobrir e defender os ataques incansáveis de Fedorovtseva e Goncharova. Em um jogo tranquilo, Macris talvez nem entrasse em quadra.

 

Veja também

 

Belga sofre queda feia e deixa estádio olímpico na cadeira de rodas: VEJA VÍDEO


Torcedores invadem o campo para brigar e causam tumulto na volta do público ao futebol colombiano

 

Fora dos dois últimos jogos por uma entorse no tornozelo direito, a levantadora começou na reserva. Ao lado de Rosamaria, entrou no segundo set para mudar o jogo. A dupla comandou a virada rumo às semifinais.

 

A Rússia joga sob o nome de ROC por conta da punição imposta devido ao escândalo de doping no esporte do país. Não pode usar nome, bandeira ou qualquer coisa que lembre sua nação - ainda que o vermelho do uniforme não deixe esconder.

 

1° set - Instável, Brasil cresce no fim, mas Rússia sai na frente

 

Quando a bola de Roberta saiu sem tempo para Carol junto à rede antes de cair no lado brasileiro, a Rússia já marcava 3/0 no placar. O time, então, se reuniu ao centro da quadra e se abraçou. A ansiedade por encarar um clássico logo nas quartas de final das Olimpíadas era evidente. Aos poucos, porém, o Brasil começou a se encontrar. Em um ataque de Fernanda Garay pelo meio, a diferença caiu para apenas um ponto, em 8/7.

 

A Rússia voltou a abrir, e o Brasil voltou a buscar. Quando o placar marcou 12/11, mesmo em vantagem, o técnico Sergio Busato parou o jogo. Funcionou. As russas dispararam mais uma vez e nem o pedido de tempo de Zé Roberto arrumou a casa. As rivais marcaram 15/11 enquanto o Brasil tentava se encontrar em quadra.

 

Tandara Brasil Rússia vôlei feminino Olimpíadas Tóquio — Foto: Toru Hanai/Getty Images

 

O técnico brasileiro, então, tentou a inversão e mandou Macris e Rosamaria para o jogo. Deu certo. O Brasil reagiu e, em um bloqueio de Carol, fez a diferença cair para apenas um ponto mais uma vez, em 20/19. Mas a seleção ainda sofria pelas mãos de Fedorovtseva e Goncharova. E foi justamente a veterana quem fechou o set em 25/23.

 

2° set - Rosamaria entra e comanda virada no set

 

Na volta à quadra, o Brasil pareceu mais atento. Tomou a frente pela primeira vez em todo o jogo em uma bela bola de Gabi, abrindo 4/3. O técnico russo, mais uma vez, parou o jogo. E, mais uma vez, disse alguma coisa que mudou o rumo do seu time em quadra. A Rússia logo voltou a tomar a dianteira e fez 7/4 em um ataque de Vonkorova. A diferença aumentou em um ataque de Fê Garay na antena.

 

Ninguém parecia conseguir parar Fedorovtseva e Goncharova. A jovem russa, de apenas 17 anos, destruía a defesa brasileira até com certa facilidade. Zé, mais uma vez, tentou a inversão. Ao mandar Rosamaria e Macris para a quadra, fez a seleção crescer mais uma vez. Fê Garay, em um bloqueio, diminuiu a diferença para apenas um ponto, em 15/14. Em um ótimo ataque pelo meio, Gabi fez com que a seleção deixasse tudo igual.

 

Fernanda Garay Brasil Rússia vôlei feminino Olimpíadas Tóquio — Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

 

O Brasil, enfim, cresceu. Rosamaria, com um ace, e Carol Gattaz, no bloqueio, fizeram a seleção abrir 19/17. Não que a partida tivesse se transformado em algo fácil, mas as brasileiras conseguiram se impor pela primeira vez no jogo. A seleção manteve o ritmo até o fim do set para deixar tudo igual no placar, em 25/21.

 

3° set - Seleção mantém ritmo e vira o placar

 

O Brasil manteve o mesmo nível de jogo na volta ao set. A cobertura, que tanto falhara no início, funcionava à perfeição. O bloqueio também passou a funcionar. Ainda que não pontuasse, já não permitia que Fedorovtseva e Goncharova atacassem com tanta facilidade. Em um ataque de Rosamaria, a seleção abriu 8/5.

 

Brasil encara russas nas Olimpíadas — Foto: Julio César Guimarães/COB

Fotos: Reproduções

 

Carol Gattaz, pelo meio, fez a seleção abrir 12/7 em seu melhor momento até ali. Voronkova, outro destaque das russas, tentou fazer as rivais reagirem. Mas, no bloqueio de Gattaz e Rosamaria, a seleção voltou a abrir 13/9. Mas não podia ser tão fácil. Um ace de Voronkova e um bloqueio de Koroleva fizeram as russas ficarem a um ponto do empate, em 15/14. Zé Roberto, então, parou o jogo. O Brasil retomou o ritmo e não permitiu mais qualquer reação. Na pancada de Rosamaria, o fim do set: 25/19.

 

4° set - Seleção vira a parcial e vai à semifinal

 

O início de jogo ficara de vez para trás. Àquela altura, todo o time jogava bem. Gabi, incansável na cobertura, e Carol Gattaz, em seu melhor jogo, davam suporte e ritmo à equipe. Do outro lado, porém, a Rússia quis reagir.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em uma sequência ruim do lado brasileiro, chegou à virada em 16/15. Fedorovtseva, em um ace, aumentou a vantagem. Zé Roberto, então, voltou a parar o jogo. O time reagiu. Voltou a ditar o ritmo para retomar a dianteira na reta final. Em 25/22, garantiu a vitória e a vaga na semifinal.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.