28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
19/08/2019

Brasileira que participou de protestos em Hong Kong diz que ameaça chinesa não vai parar manifestantes

Foto: Tyrone Siu / Reuters

Espectadores observam manifestantes em Hong Kong, neste domingo (18)

A brasileira Eleonor*, que mora em Hong Kong desde 2012, participou das primeiras manifestações populares pró-democracia no território semiautônomo e não acredita que as ameaças chinesas irão conter a onda de protestos.

 

Há mais de dois meses, a ex-colônia britânica é palco de grandes mobilizações populares contra o que os manifestantes consideram uma crescente influência da China e o governo de Carrie Lam, acusada de ser pró-Pequim.

 

Na semana passada, tropas chinesas foram posicionadas em Shenzhen, cidade vizinha a Hong Kong, após o governo chinês dizer que havia identificado sinais de terrorismo durante os protestos.

 

“Eu acho que os chineses têm a intenção de fazer os manifestantes sentirem medo e desistirem de ir adiante. Mas eles vão continuar, sim. Eu acho que as tropas só entrariam em Hong Kong no último caso”, diz a autônoma de 31 anos, que foi moradora do Rio de Janeiro.

 

Veja também


Forças chinesas se concentram próximo a Hong Kong

 

 

Chefe de direitos humanos da ONU pede investigação sobre violência em Hong Kong

 

Manifestantes se concentram em área com vista para o Conselho Legislativo de Hong Kong durante protesto neste domingo (18)  â?? Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP
Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP

 

Eleonor foi às ruas no início do movimento, que começou em 9 de junho ao mesmo tempo em sete distritos estratégicos de Hong Kong. A mobilização começou por causa de um projeto de lei — atualmente suspenso — que previa a extradição de cidadãos de Hong Kong para julgamento na China.

 

Posteriormente, os manifestantes ampliaram a pauta de reivindicações e dizem que lutam contra a erosão do arranjo "um país, dois sistemas" — que confere certa autonomia a Hong Kong desde que a China retomou o território do Reino Unido, em 1997.

 

Eleonor* tirou uma única foto durante os protestos. 'Ã? de arrepiar', disse â?? Foto: Arquivo pessoal/G1

Foto: Arquivo pessoal/G1

 

“Jovens, crianças, famílias inteiras vão aos protestos. É de arrepiar. Os manifestantes são gentis, educados. Ônibus e ambulâncias passam no meio do protesto. Mas, infelizmente, a polícia começou a repreender cada vez de maneira mais agressiva”, conta.

 

Manifestantes usam roupas pretas e muitos cobrem os rostos com medo de serem identificados pelas autoridades e sofrerem sanções judiciais

.

“Tem um grupo que fica à frente e, por isso, usam muito guarda-chuva por causa do gás lacrimogêneo e do spray de pimenta. O grupo que está mais atrás é pacífico, são pessoas que querem protestar”, conta.


No início, os protestos foram majoritariamente pacíficos e, com o passar do tempo, foram registrados confrontos com as forças de segurança.

 

Os conflitos teriam afastado alguns participantes, embora a mobilização siga firme, como mostra a manifestação pacífica que reuniu milhares no domingo. Apesar da chuva, organizadores dizem que levaram 1,7 milhão às ruas. O governo local fala em 128 mil. A CNN não pode verificar as informações de maneira independente.

 

Segundo a brasileira, em outras ocasiões houve relatos de que policiais disfarçados foram infiltrados no movimento “para provocar confusão, poder acusá-lo de baderneiro e poder prender seus integrantes”.

 

Eleonor deixou de ir por medo de prejudicar o marido, que abdicou da nacionalidade brasileira. “Eu vi poucos estrangeiros nas ruas. Eu tenho medo de ser identificada e que a política de Hong Kong aja para prejudicar uma possibilidade de trabalho do meu marido na China”, conta.

 

'Hong Kong longe de ser livre'


“Porém, eu apoio a ideia de brigar pela liberdade. Me incomoda a falta de liberdade de pensamento mesmo antes da liberdade de expressão. É melhor que a China? É, porque você vê um pouco mais de liberdade, mas está longe de um país onde as pessoas podem protestar ou decidir alguma coisa”, afirma.

 

Manifestantes passam em frente a muro com a mensagem â??Hong Kong Livreâ?? neste domingo (18)  â?? Foto: Thomas Peter/ Reuters

Foto: Thomas Peter/ Reuters

 

Para a autônoma, os moradores de Hong Kong são muito obedientes com relação às determinações do governo. “O governo determina, e assim é feito. Isso é bom por um lado: as coisas funcionam justamente porque eles obedecem às leis”, observa.

 

“Porém, tem um lado ruim: eles não têm liberdade para pensar ‘fora da casinha’ nunca. Até por isso esse movimento é tão revolucionário, mesmo que nós sejamos sufocados”.


A brasileira acredita que a ideia de “busca pela liberdade e a certeza de que o povo tem poder contra os desmandos do governo local, que é visto como governo chinês disfarçado, ficarão para sempre implantados na cultura local”.

 

‘Não temos escolha’


A consultora de negócios internacionais gaúcha Jéssica Franz, que mora há sete anos no território semiautônomo, não foi às ruas, mas tem amigos que foram e também não acredita que os manifestantes vão desistir por causa das ameaças feitas pela China até agora.

 

“A maioria dos manifestante é composta de jovens, estudantes. Eles têm medo do que possa ocorrer, sim, mas isso não será motivo para que eles desistam. Apesar do medo de serem atacados, a resposta deles é sempre ‘não temos escolha, precisamos sair às ruas’ ”, afirma.

 

Consultora de negócios internacionais Jéssica Franz mora em Hong Kong há quase 7 anos e não participa dos protestos â?? Foto: Jéssica Franz/ Arquivo Pessoal

Foto: Jéssica Franz/ Arquivo Pessoal

 

Jéssica disse que amigos nascidos em Hong Kong demostram tristeza e bastante preocupação com o futuro. “Eles se sentem sozinhos, sem um governo local que os proteja, que realmente os escute. Por isso, acreditam que devem lutar pelos seus direitos, já que ninguém lutará por eles”, observa.

 

Ela conta que, quando os protestos acontecem no meio da semana, muitas empresas orientam os funcionários a não saírem de casa.

 

“Eles pedem que os funcionários façam home office para evitar pegar transporte público ou andar na rua. Em um dos maiores protestos ocorridos, o comércio fechou cedo (no meio da tarde), o que é bastante incomum em Hong Kong, que é uma cidade em que o comércio funciona de domingo a domingo”, conta.

 

Jéssica já morou um ano na China continental e vê Hong Kong como um país totalmente diferente.

 

Cartaz com a mensagem â??Aos jovens, obrigadoâ?? é visto durante protesto em Hong Kong neste domingo (18)  â?? Foto: Vincent Thian/AP

Foto: Vincent Thian/AP

 

“Há muito controle do Estado na China, controle de informação, e liberdade bastante limitada. Lembro-me que quando morava lá minha internet era bastante lenta e não conseguia acessar o Facebook ou outras mídias sociais. A língua também é um problema para os estrangeiros. O chinês não fala inglês e você precisa aprender o mandarim para se comunicar muitas vezes”, lembra.

 

“Já Hong Kong é uma cidade muito aberta e internacional. Não há controle de informação ou da internet. Na maioria das vezes é possível se comunicar com os locais em inglês”, observa.


Jéssica trabalha em uma companhia que dá consultoria a empresas que querem se estabelecer no território. Ela acredita que as questões econômicas podem conter uma ação chinesa mais dura.

 

“Creio que a China será cuidadosa, pois ela faz muitos negócios com os EUA via Hong Kong para escapar das atuais leis protecionistas. Essas leis só são válidas enquanto os americanos reconhecerem Hong Kong como um território soberano. Se a China resolvesse atacar com mais agressividade, o território poderia perder o status de autônomo e essa lei cair”, analisa.


Sem impacto para comunidade brasileira


O cônsul-geral do Brasil em Hong Kong, Piragibe Tarragô, afirma que até o momento não há relatos de problemas diretamente relacionados à comunidade brasileira por causa da onda de protestos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

“Os brasileiros estão preocupados com relação ao rumo que os protestos podem tomar. Eles sempre apreciaram a tranquilidade e segurança de viver nesta cidade. Agora estão um pouco inquietos, pois não sabem se essa tranquilidade será restabelecida”, afirma o cônsul.
Na avaliação do diplomata, que mora há dois anos e meio na cidade, o que preocupa especialmente empresários brasileiros são os impactos na atividade econômica.

 

“Porém, a detectada queda na atividade econômica de Hong Kong também teria a ver com a guerra comercial EUA-China e a desaceleração da economia global. Como a economia é muito aberta, Hong Kong sente os efeitos imediatamente”, analisa. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.