29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
09/07/2020

Cabe ao médico afastar quem teve contato com o presidente, diz Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

Secretário de Vigilância em Saúde foi questionado em coletiva sobre a falta de orientação do Planalto para isolar quem teve contato com Bolsonaro

O Ministério da Saúde jogou para os profissionais de saúde a decisão sobre as medidas que deverão ser seguidas por pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de Covid-19. A resposta foi dada em entrevista coletiva após uma pergunta sobre o presidente Jair Bolsonaro , que teve resultado positivo para a doença. O Palácio do Planalto não deu orientação para que as pessoas que tiveram contato com ele se isolassem, o que seria uma forma de evitar a propagação do vírus. Segundo o ministério, o servidor deve procurar o serviço de saúde para que seu caso seja analisado.

 

Bolsonaro também começou a tomar o medicamento hidroxicloroquina, de eficácia não comprovada para a doença, antes mesmo do diagnóstico. Na coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Correia de Medeiros, foi questionado se isso e se a falta de recomendação pelo isolamento não contrariam as orientações do próprio Ministério da Saúde. Também foi perguntado se a pasta deu orientações ao Planalto após o diagnóstico positivo.

 

"A saúde do presidente, ele tem a equipe medica que controla a saúde do presidente, que tem dado todo o seguimento da saúde do presidente. A nossa orientação é de que qualquer pessoa que tenha contato com um caso confirmado, essa pessoa deve procurar uma unidade de saúde para que um profissional de saúde, ao fazer sua análise, sua anamnese, possa verificar sinais e sintomas e, de maneira o quanto mais precoce, verificar quais são as medidas necessárias de saúde, de tratamento", respondeu.

 

Veja também

 

Jornalistas que entrevistaram Bolsonaro serão afastados por emissoras

 

Com rouquidão, Bolsonaro divulga vídeo tomando hidroxicloroquina. VEJA

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Na coletiva, ele também comentou os números da doença. Os casos novos ainda estão subindo a cada semana, mas as novas mortes mostram uma estabilidade. Os óbitos ainda não diminuíram e continuam altos, mas pararam de aumentar. O secretário indicou como possível causa para a elevação de casos o aumento na capacidade de testagem. Ele também apontou as diferenças regionais, com algumas locais apresentando crescimento, enquanto outros têm queda ou estabilidade. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.