29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
06/02/2020

Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos

Foto: Reprodução

Quando começam a aparecer os cabelos brancos é comum as pessoas se desesperarem. Por isso, listamos mitos e verdade para desmistificá-los.

Para algumas mulheres, ter que assumir os cabelos brancos é um grande desafio. Na verdade, existem também homens que não conseguem aceitar esse fato. Porém, a verdade é que cabelos brancos serão uma realidade na vida de todos, mais dia, menos dia.

 

Aliás, existe até mesmo um nome técnico do embranquecimento dos fios: canície. Sabia disso?

 

Mas, voltando ao assunto inicial, mesmo que a maioria ainda entre em pânico ao menor sinal de fios brancos, já é possível perceber um número de pessoas que pararam de brigar com esses sinais da idade. Até mesmo entre as mulheres, em que o mais comum é tingir os cabelos brancos, os cabelos grisalhos estão sendo mais valorizados.

 

Veja também

 

Veja os 15 mitos e verdades sobre a celulite

 

Alimento ultraprocessado em excesso gera falta de nutrientes

Hoje em dia, é bem mais comum encontrarmos mulheres com os seus cabelos naturais e grisalhos. E, quando não é assim, têm ainda aquelas que já descolorem tudo, para que o platinado artificial se mescle ao cabelos brancos de uma só vez. E, fala sério, o resultado é sempre muito legal.

 

Como nós, do Segredos do Mundo, acreditamos que o importante é ser feliz e aceitar cada etapa da vida, preparamos uma matéria especial sobre cabelos brancos. Abaixo, separamos alguns mitos e verdades para que todo mundo tenha mais informação sobre o assunto. E ainda para que as pessoas encarem esse embranquecimento como uma parte divertida da vida.

 

Como surgem os cabelos brancos?

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Mas, antes de irmos às curiosidades, vale ressaltar que os cabelos brancos podem começar a surgir em qualquer idade da vida. Basicamente, eles ocorrem devido à morte celular programada dos melanócitos. Ou seja, as células que produzem a melanina, o pigmento que dá a cor aos cabelos.

 

No entanto, isso ocorre por determinação genética. O que significa que pode variar de acordo com as pessoas e à raça que ela pertence.

 

Além do mais, o tom de pele pode também influenciar essa questão. Por exemplo, em pessoas mais brancas, esse processo pode começar por volta de 35 a 45 anos. Já, em pessoas mais amarelas, entre 45 e 55. Nos negros, por outro lado, o cabelos brancos demoram mais a surgir, só por volta dos 55 e 65 anos.

 

Portanto, a cor dos cabelos não afetará em nada, nem na quantidade e nem no aparecimento dos cabelos brancos, como muitos imaginam. Mesmo que os cabelos mais escuros ressaltem mais o grisalho, devido ao contraste entre as duas tonalidades.

 

É possível retardar os cabelos brancos?

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Basicamente, a solução para os nossos problemas seria conseguir manter os melanócitos viáveis e jovens. Isso porque são eles que fazem com que os cabelos fiquem brancos.

 

No entanto, essa questão ainda é uma incógnita. Até porque os produtos que existem hoje ainda não se mostraram eficientes para esse tipo de problema.

 

Contudo, existe uma outra alternativa para retardar o aparecimento desses fios brancos. Como mostram alguns estudos especulativos, o tratamento com ativador de luz solar pode devolver a cor aos fios que começam a perder o pigmento. Porém, não existem comprovações ainda sobre esse caso.

 

Portanto, como esses tratamentos ainda são uma incógnita, hoje você tem duas opções. A primeira é abraçar os fios brancos e assumi-los de vez. A segundo, como você deve imaginar, é aderir às tinturas para cabelos.

 

Basicamente, as tinturas conseguem proteger os fios contra as agressões externas, além de encobrir os fios brancos. Portanto, agora você não tem desculpas, pode ousar e inovar mais nos seus fios brancos. Se jogue e aproveite, pois temos no mercado muitos produtos de qualidade.

 

5 verdades sobre cabelos brancos


1- O aparecimento dos fios brancos tem a ver com a hereditariedade?

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

A hereditariedade tem sim uma forte influência no aparecimentos dos seus cabelos brancos. Tanto é que você pode observar muitos jovens com seus primeiros fios brancos, até mesmo antes dos 30.

 

Vale ressaltar que a genética influencia mais que a idade nesse caso. Mas, claro, a idade ainda é uma grande influência. Por isso, é sempre mais comum ver pessoas mais velhas com cabelos grisalhos.

 

Desse modo, quanto mais cedo os pais apresentam cabelos grisalhos, mais cedo os seus filhos também irão apresentá-los.

 

2- O estresse influencia no aparecimento dos fios brancos

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Essa também é uma dúvida frequente entre as pessoas que também é verdadeira. Basicamente, os hormônios que produzimos por conta do estresse podem reduzir a pigmentação dos fios, o que irá resultar em cabelos grisalhos. Além do mais, o estresse também faz com que os cabelos caiam mais.

 

Portanto, se você quer retardar o aparecimento desses fios brancos, terá que levar uma vida mais tranquila. Ou seja, procurar manter o equilíbrio emocional e também um estilo de vida mais saudável.

 

3- O cabelo branco pode ficar amarelado?

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Essa já pode ou não ser uma novidade para as pessoas, porém ela também é verdadeira. Basicamente, a explicação para tal fato é que assim como os fios descoloridos artificialmente, os cabelos grisalhos também podem sofrer uma oxidação natural dos fios. O que resulta em um efeito amarelado.

 

Portanto, se você quer evitar esse problema, procure não expor tanto o cabelo ao sol ou mergulhar em piscinas. Além do mais, use sempre um protetor térmico nos fios.

 

Agora, caso os seus fios já estejam com aspecto amarelado, o ideal é investir em produtos específicos. Como você pode se informar com profissionais da área, existem shampoos, condicionadores e máscaras que ajudam a desamarelar os fios.

 

4- Os cabelos brancos são mais rebeldes

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Para a infelicidade de muitas mulheres, essa afirmativa também é verídica. Sobretudo, porque eles são fios com menos proteína e também mais frágeis que os cabelos pigmentados.

 

Ou seja, eles podem sofrer muito mais ressecamento e quebras que os demais. Basicamente, esse conjunto de fatores os tornam mais rebeldes e arrepiados.

 

Mas, calma. Não se desespere, pois temos soluções para todos os problemas! Resumidamente, para manter os cabelos grisalhos bonitos e saudáveis, você deve investir sempre em máscaras de hidratação.

 

5- Cabelo branco deixa o visual mais elegante

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Sim, essa é verdade, com certeza. Portanto, não tenha medo de assumir a cor (ou a falta de cor) natural dos cabelos.

 

Esse momento é seu. Por isso, procure ousar mais, até porque o sucesso com cabelos brancos também é garantido.

 

Basicamente, os fios brancos deixam o visual muito mais elegante e natural. Além do mais, eles também fazem parte de um movimento de empoderamento feminino muito importante.

 

5 mitos sobre cabelos brancos


1- Arrancar o cabelo branco estimula o aparecimento de mais fios brancos

 

Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos

 

Vale ressaltar antes de tudo que, se você arrancar aqueles fios brancos que estão começando a aparecer, não vai resolver os seus problemas. Até porque eles vão continuar sim aparecendo.

 

Porém, fazer isso não significa também que você estará estimulando o aparecimento de novos fios brancos.

 

Contudo, lembre-se que arrancar fios de cabelo, independente de serem grisalhos ou não, podem danificar a raiz do seu cabelo. Além disso, esse hábito compromete o crescimento dos fios.

 

2- Colorir o cabelo faz com que os fios fiquem brancos mais rápido

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Com certeza, essa afirmativa também não é verdadeira. Basicamente, a coloração do cabelo, feita de forma correta, não oferecerá nenhum perigo aos fios. Além do mais, ela também não tem relação nenhuma com a perda de pigmento dos fios.

 

Portanto, se você quer disfarçar os seus cabelos grisalhos, pode sim usar uma coloração. Mas, lembre de fazer isso com um profissional qualificado e também de usar produtos que ajudam a manter a cor mais bonita. No caso de cabelos brancos, as colorações sem amônia são as mais indicadas.

 

3- Cabelo branco só pode ser colorido usando coloração permanente

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Mentira. Basicamente, esse tipo de coloração é mais indicado quando se tem quase todos os fios brancos e procura pela cobertura total.

 

No entanto, algumas colorações semipermanentes podem ser uma ótima opção para quem tem menos fios brancos.

 

4- O sol acelera o processo de branqueamento dos fios

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Essa também é uma afirmativa falsa.

 

Obviamente, o excesso de sol prejudica os cabelos. Contudo, não existe comprovações que mostram a influência direta dos raios solares com o envelhecimento dos cabelos ou com a perda de pigmento.

 

Vale ressaltar que mesmo assim os seus cabelos precisam de proteção contra o sol. Por isso, trate de cuidar bem dele. Por exemplo, você pode usar um leave-in com proteção solar antes de expor os fios aos raios UV.

 

5- O cabelo grisalho é mais comum nos homens

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Mesmo que muitas pessoas achem que essa afirmação é correta, na verdade ela não é. Sobretudo, o gênero não interfere no aparecimento dos fios brancos.

 

Na verdade, o que acontece é que é menos comum entre os homens o uso de tinturas de cabelos. Ou seja, os homens conseguem assumir com mais facilidade os cabelos brancos que as mulheres.

 

Veja como os cabelos brancos podem ser bonitos

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Descubra agora 5 mitos e 5 verdades sobre os cabelos brancos

 

Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos

 

Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Cabelos brancos - 5 mitos e 5 verdades sobre os fios grisalhos

Fotos: Reprodução

 

Segredos do Mundo

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.