19 de Julho de 2024 - Ano 10
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11/06/2024

Câmara aprova e ''taxa das blusinhas'' agora espera sanção de Lula

Foto: Cezaro De Luca/Europa Press via Getty Images

Projeto do Mover foi alterado no Senado Federal e proposta voltou para ser analisada na Câmara dos Deputados. Proposta vai à sanção

 A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (11/6), as mudanças realizadas no Senado Federal no Projeto de Lei (PL) nº 914/2024, que institui o programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e a taxação das compras internacionais de até US$ 50. O texto original previa apenas as diretrizes referente à proposta do governo federal para descarbonização da indústria automotiva.

 

O texto tinha sido aprovado pela Câmara em 28 de maio. No entanto, depois de ser enviado ao Senado Federal, foi alterado pelos senadores e, por isso, precisou de uma nova apreciação por parte dos deputados.

 

Com aprovação na Câmara dos Deputados, a proposta segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

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O PL foi encaminhado pelo governo Lula ao Congresso Nacional. No entanto, o deputado Átila Lira (PP-PI), relator da proposta, incluiu o fim da isenção de taxas para compras em sites internacionais, como Shein e Shoppe.

 

A inclusão de Átila Lira fez com que as bancadas do PT e PL se unissem para tentar barrar a taxação. Todavia, o governo Lula fechou um acordo com a Câmara dos Deputados para taxar as compras internacionais de até US$ 50 em 20%.

 

No Senado, ainda assim, o relator da matéria, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), retirou a incidência de impostos do projeto. Depois de bastante discussão na Casa Legislativa, a taxação retornou ao texto.

 

MOVER

 

O programa Mover foi construído pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com apoio da Fazenda e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

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O Move prevê créditos para incentivos em descarbonização da indústria de automóveis. São previstos investidos de R$ 3,5 bilhões em 2024, R$ 3,8 bilhões em 2025, R$ 3,9 bilhões em 2026, R$ 4 bilhões em 2027 e R$ 4,1 bilhões em 2028.

 

Fonte: Metrópoles

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