24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
11/07/2019

Cônsul honorário de El Salvador adere Frente Parlamentar para criação de polo tecnológico em Manaus

Foto: Reprodução

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Manaus

Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o cônsul honorário de El Salvador, Almicar Antônio Aguilar Baires, aderiu a proposta da Frente Parlamentar para a criação do Polo Tecnológico de Manaus, iniciativa dos vereadores Ewerton Wanderley, Alonso Oliveira, que tramita há pelo menos dois meses na Casa para a criação de uma nova matriz econômica no Amazonas.

 

A adesão do cônsul traz a expertise do país da América Central que depois de ter passado por um período político e econômico turbulento, criou várias vertentes de desenvolvimento como agricultura, tecnologia, turismo, mecanização, entre outros.

 

“Podíamos nos inspirar em iniciativas de El Salvador e aplicar aqui no Amazonas. Nossa economia cresce a 3,5% ao com inflação de apenas 0,5%. Não se pode pensar que que a Zona Franca vai salvar o estado para o resto da vida. Precisamos em investir em tecnologia, principalmente aplicada a agricultura”, afirmou Almicar, que anunciou que está organizando uma comitiva de empresários amazonenses para conhecer o país.

 

Veja também

 

 IBGE abre 400 vagas para analista censitário em todo o país

Documentos pessoais representaram 86% das perdas e extravios em Manaus

 

O evento teve a presença do presidente da CMM, Joelson Silva, do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Silvio Puga, do vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), Romero Reis, representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e membros de empresas privadas, todos já tendo aderido a proposta da Frente.

 

 A Frente

 

 

Autor da proposta da Frente Parlamentar, que é subscrita pelos vereadores Alonso Oliveira e Gedeão Amorim, Ewerton Wanderley falou dos riscos que a Zona Franca passa e da necessidade urgente de alternativas. "Sabemos o quanto o nosso Polo é bombardeado, principalmente pelos empresários do centro-sul do Brasil. Se não nos prevenirmos e criarmos uma solução, uma matriz econômica nova, esse será o fim do Amazonas", pontuou.

 

 

O objetivo com a criação da frente é mobilizar e promover o debate entre diversos representantes da sociedade civil e Casas Legislativas para a elaboração de um estudo técnico de viabilidade econômica, que embase a construção de uma legislação tributária diferenciada que torne Manaus um ambiente atrativo para a indústria 4.0, para fomentar o ambiente tecnológico da capital amazonense a partir do estímulo a processos industriais mais eficientes, produtivos e modernos, bem como do desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, por parte de empresas, institutos e startups. 

 

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Fotos:Reprodções

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.