25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
02/11/2020

Céu do mês: em novembro você poderá ver planetas, meteoros e eclipse lunar

Foto: Reprodução

Júpiter, Saturno, Marte, Vênus e Mercúrio poderão ser observados ao longo deste mês. Confira outros eventos astronômicos selecionados pelo astrofísico e colunista Gustavo Rojas

O penúltimo mês do ano traz uma boa oportunidade para observar os planetas. Logo que a noite cai, já é possível admirar Júpiter e Saturno na direção oeste, e Marte brilhando a leste. Antes de amanhecer é a vez de Vênus e Mercúrio aparecerem a leste.

 

Novembro tem também duas chuvas de meteoros de atividade moderada, mas que podem recompensar os observadores com alguns meteoros brilhantes. Fechando o mês, um eclipse lunar penumbral, bastante sutil e que só poderá ser acompanhado parcialmente do Brasil.

 

Veja também

 

Estrelas e caveiras: nova imagem do ESO revela nebulosa sinistra

 

Pequena e 'Azul': saiba tudo sobre a Lua Cheia deste dia das bruxas. VEJA

CALENDÁRIO CELESTE

 

Céu do mês: os principais eventos astronômicos de novembro (Foto: Flavia Hashimoto)

 

DIA 12

 

Meteoros em Touro


As partículas de poeira deixadas pelo cometa Encke em seu trajeto ao redor do Sol dão origem a duas chuvas de meteoros este mês. A mais intensa é a Taurídeos do Norte, cujo ápice acontece na noite de quarta para quinta-feira. Olhe para o norte a partir da 1h, próximo ao aglomerado de estrelas das Plêiades.

 

DIA 17

 

Meteoros em Leão


Os Leonídeos são célebres pelas históricas tempestades de meteoros em 1833, 1866, 1966, 1999 e 2001, quando a Terra interceptou a nuvem de detritos deixada pelo cometa Tempel-Tuttle. Nos outros anos, o número de meteoros é bem menor, mas ainda justifica a vigília na alta madrugada. Olhe para o nordeste a partir das 4h, abaixo da estrela Regulus.

 

DIA 19

 

Lua entre gigantes


Assim que escurece, podemos ver Júpiter e Saturno brilhando lado a lado na direção oeste, tendo como pano de fundo a constelação de Sagitário. No começo da noite da quinta-feira o par recebe a visita da Lua crescente.

 

DIA 30

 

Lua na penumbra


O último eclipse lunar do ano será apenas parcialmente visível do Brasil. O fenômeno começa às 4h32 e atinge o auge às 6h42, quando a Lua estará quase inteira na penumbra da Terra. A olho nu será perceptível apenas uma pequena diminuição no brilho da Lua.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.